sábado, 5 de abril de 2014

Faleceu o Dr. Koumba Yalá

Professor Doutor Kafft Kosta

Por: Kafft Kosta


Ao preparar-me às 8h00 para ir às minhas aulas de Direito Constitucional, chegou-me aos ouvidos, pela rádio, uma notícia chocante: faleceu o Dr. Koumba Yalá.


Veio-me logo, em catadupa, uma sucessão de imagens daquele que é um dos mais influentes e incontornáveis políticos da III República: Do jovem quadro que aterrou na Guiné e no nosso Liceu Nacional Kwame N’Krumah (onde eu trabalhava, dando a minha “Contribuição Patriótica”, à espera de uma bolsa de estudo que só chegaria mais de 2 anos após eu ter “acabado a escola”, como então se dizia do finalista liceal), vindo da academia portuguesa, cujos fogosos colóquios inebriavam a juventude liceal;

Do professor e dirigente liceal que parecia procurar uma “boa” confrontação, com alguns colegas e docentes;

De um quadro superior que (perante a oportunidade de formação outra que a minha recém-fundada, em 1990, Faculdade de Direito de Bissau oferecia) se inscreveu no curso de Direito e foi meu aluno do 5.º ano, em Direitos Fundamentais e Fiscalização da Constitucionalidade (Direito Constitucional II); de um aluno a lamentar por vezes falta de tempo, mas dedicado e criativo; de alguém que integrou a 1.ª fornada de juristas formados pela minha FDB;

Do político sagaz e temido no xadrez político-militar guineense, mas que não conseguia (a partir das primeiras eleições pós-7 de Junho de 1998) alargar suficientemente a sua base eleitoral;

Personalidade que cometeu alguns erros na sua estratégia política, bem como na afirmação da Nação e do Estado de Direito, não se distanciando de forma robusta e consequente de algumas acções que puseram em xeque tais valores; alguém que foi vítima de acções que desonram a democracia e o Estado de Direito (ele que, lembre-se, foi um dos mais eficazes animadores da implantação do pluripartidarismo nos anos 90) - a esta luz, exemplifique-se com o erro capital do golpe de Estado que contra o Dr. Koumba Yalá foi engendrado e executado em 2003.

Fica a lembrança de um político que mexe com todos, amigos e inimigos.

Fica o desejo nosso de a Nação guineense em construção meditar em comum sobre o que até aqui foi e não foi feito pelo falecido Presidente Koumba; de a Nação se agregar em torno dos aspectos mais edificantes que ele, apesar das falhas, transportava.

Aos seus familiares, vão os meus sentimentos de profundo pesar.
Ex-PR Koumba Yalá


Ordidjanotando

Antes de mais permitam que aproveite esta oportunidade, para agradecer o amável gesto do Porf. Kafft Kosta em autorizar a publicação deste brilhante texto que testemunha de forma cabal à memória imperecível de Dr. Koumba Yalá. 

Testemunhos com esta grandeza servem, para nos engrandecer, porque atestam o fervoroso e perene culto aos infatigáveis semeadores da Democracia na Guiné-Bissau. 

Perante vários olhares, analises e comentários sobre a figura do ex-PR Koumba Yalá, convém ressaltar que estamos perante o testemunho do Professor Doutor Emílio Kafft Kosta, o incansável estudioso que se distingui entre os seus pares, pelo brilho e perfeição no seu trabalho, porquanto jurista guineense.