sábado, 22 de janeiro de 2011

Balanço do primeiro trimestre


Se no primeiro mês foi vantajoso o seu click, pois fez-nos chegar a mil visualizações, o balanço deste primeiro trimestre é extremamente (aquilo que deve estar a pensar) positivo. Positivo, pois agorinha mesmo, demos conta que ultrapassamos a barreira dos oito mil visualizações. Sem entrar naquele princípio mitigado por muitos, de um gigantesco esforço e “trabalho”, que se tem que fazer para pôr a funcionar um espaço virtual, pós poderia cair naquele pecado dum certo "antropocentrismo" que é o apanágio habitual em algumas tribos “virtualistas”. Deixem-me apenas confirmar que tem sido um prazer, ir estando por aqui! Neste agora da NET! Estar comunicável e ter cada vez mais vontade de partilhar alguns conteúdos e informações consigo nesta pequena tela ligado ao mundo, tem um quê(!) de fascinante.

Desafio-o a tentar criar um blog onde poderá fazer valer a sua opinião ou seu ponto de vista, nesta tribuna universal enquanto cidadão do mundo, africano e guineense. Tenho quase a certeza que vai adorar e o resultado dessa ação é, o feedback de alguns leitores que vão apreciando o seu "trabalho" na maior parte das vezes de forma tímida, mandando-o e-mails, sem fazer comentários. Mas a êxtase mesmo desta ação é quando começamos a ter "seguidores" que são sem sombras de dúvida, a maior prova de que vale  sempre a pena. Se precisar de ajuda já sabe, estamos aqui, embora sem grandes conhecimentos nem habilitações cibernáuticas, mas temos aquele básico, para que de mãos dadas, possamos construir e evoluir.


Aconselho-o a experimentar esta aventura, leitor. Faça isso por si, por exemplo abra o baú das memórias dos bons momentos, e escreva. Seria na minha humilde opinião uma demonstração duma certa maturidade do nosso exercício de cidadania, se houvesse cada vez mais blogs e sites guineenses. E se o denominador comum, no exercício deste jornalismo cidadão, vetar os espetáculos tristes e, polémicas desnecessárias, então valerá mesmo pena.

Dito isto, passaram estes três meses, e o post mais popular tem a ver com a notícia do novo embaixador guineense em Portugal. Confirmando desde logo que o maior número dos(as) leitores(as) da Ordidja residem em Portugal. Alias esse post destronou logo depois de publicado, o nosso primeiro post sem título e"sem nome" mas com à foto do nosso saudoso líder. Se com o post "Falso Alarme" onde contrariamos uma falsa notícia sobre o estado de saúde do PR Malam Bacai Sanha, fez figurar durante semanas o presidente da república guineense na primeira página da Ordidja, passado estes três meses, o post "Uma semana de suspense" em que o PR partilha a foto com o PM Carlos Gomes Jr. é o único que resistiu. O post com a notícia que dava conta da passagem por Lisboa do PM, perdeu lugar dos três mais visualizados dando lugar ao post da nossa primeira grande entrevista que foi com ex-PM Martinho Dafá Cabi.

Fica quase que imbatível no segundo lugar dos mais populares, o post sobre a entrevista do Bubo Na Tchuto à Lusa, claro que o almirante benfiquista deve ter arranjado uma "baloba" melhor para a equipa das águias, porque a promessa que fez só agora está a dar frutos, com às 6 vitórias consecutivas do Benfica de Portugal nos últimos jogos. Damos de barato que o post com notícia sobre a combinação explosiva entre narcotráfico e terrorismo, que já vai em três semanas de popularidade é sem dúvida a grande, surpresa. Pode discutir-se uma posição aqui e outra ali em termos de popularidade mas tudo isso são peanuts, porque o que conta mesmo é o desassombro e a independência que vai marchando, com cada click que se junta as somas das visualizações no decurso de todo este tempo. Está claro que temos leitores!

Por isso regressamos, com alegria e uma vontade incontornável de continuar este exercício. Houve pequenos acidentes de percurso, mas nada de grave a não ser o monitor do PC que queimou na quinta-feira 13, da semana passada. Continuaremos a trazer informações sobre a Guiné-Bissau e o Mundo. Estamos atentos no desenrolar a situação na Costa o Marfim, ficamos surpresos com a revolução que se está viver na Tunísia e sentimos muito pelas mortes e vitimas da catástrofe natural que se abateu no Brasil. Serão por isso alguns temas que iremos focar nos próximos dias!

Paz e Bem!!!