domingo, 17 de outubro de 2010

Aconselha-se, e é obrigatório ser visto, e não contado!





Duas fotos que poderá ver na exposição África: " See You Se Mee", apresentado e contemplado pelos meus dois ajudantes de campo, durante a visita ao Museu da Cidade, são do nigeriano J.D.Ojeikere, que eterniza a época da viragem de página da estória colonial africana com fotografias tiradas nos anos 60.    

Agregados nesta exposição estão cerca de 180 imagens fortes, numa participação de 35 artistas de vários continentes. Da África do Sul, à USA, passando pela Índia e cruzando Ethiopia, Nigéria, Ghana e países lusófonos como Angola, Portugal e Moçambique. O título da exposição “ África: See You See Me” leva-nos numa viagem, onde se consegue sentir a mudança das cidades e o palpitar de como os africanos querem “olhar-se a si próprios”, disse Awam Amkpa o curador destas obras ao jornal Público.

O mesmo jornal que numa reportagem feita pela jornalista Ana Dias Cordeiro, vai buscar esta frase “ Se começarmos a ver-nos a nós próprios, poderemos pensar que somos diferentes, mudar e com isso vermos que temos poder” do ícone e ímpar personagem do continente africano Nelson Mandela, ex-Presidente da África do Sul.

Se está me Lisboa, não perca esta amostra agridoce do continente maciço. Local: Campo Grande; Museu da Cidade – "África: see you, see me!  Exposição de fotografias – A influência da auto-representação de africanos da diáspora nas formas contemporâneas de fotografar África" Organizado pela AFRICA.CONT/Curador: Awam Amkpa.
Não perca!