sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Prémio Sonangol de Literatura já tem vencedor



João Lopes Filho, conhecido investigador e historiador cabo-verdiano, é o vencedor deste ano do Grande Prémio Sonangol. Com a obra “Percursos & Destinos”, concorreu com o pseudónimo “Osagyeto Moisés”. A escolha foi por unanimidade, sublinhou Corsino António Fortes, presidente do júri formado por Cornélio Caley, em representação da Sonangol, António Fernandes da Costa (Ministério da Cultura), Manuel Muanza (UEA), Frederico dos Anjos (São Tomé e Principe), Francisco Conduto de Pina (Guiné-Bissau), e Carlos Paradora (Moçambique).
De acordo com o presidente do júri, o cabo-verdiano Corsino António Fortes, o colectivo de júri atribuiu o prémio pela audácia, pormenor descritivo e qualidade formal com que se retratou o percurso da insularidade, processos sociais, culturais de um determinado momento histórico da vida do povo cabo-verdiano. João Lopes Filho irá receber assim 50 mil dólares norte-americanos, pelo prémio, e estiveram 51 obras a concurso, de escritores de todos os países africanos de língua oficial portuguesa. Desconhece-se a participação do Brasil e Timor-Leste nesta edição.
O Prémio Sonangol de Literatura edição 2011, será entregue em Fevereiro do próximo ano, a João Lopes Filho também professor da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Cabo Verde, e é autor de vasta obra que versa diferentes áreas do saber.