domingo, 15 de abril de 2012

Militares dispersam manif sem uso da bala

Fonte: Lusa

Meia centena de jovens juntaram-se hoje em Bissau  para uma manifestação pela paz que deveria percorrer a principal avenida  da cidade, mas foi desmobilizada pelos militares e acabou por saldar-se  num ferido. 

Os jovens do Movimento Juvenil para a Paz envergavam um cartaz no qual  se lia "Não à violência" e uma bandeira branca. 
Não houve registo de quaisquer tiros quando os militares desmobilizaram  a manifestação, mas um jovem ficou ferido nestes incidentes, que aconteceram  três dias depois de golpe de um autodenominado Comando Militar. 

O Movimento Juvenil para a Paz já anunciou que fará diariamente uma  manifestação pela paz em Bissau. 
A manifestação decorreu na principal avenida de Bissau, que liga o aeroporto  ao centro da cidade, e deveria passar pela Assembleia Nacional Popular e  acabar junto da sede das Nações Unidas. 
Na quinta-feira à noite, um grupo de militares guineenses atacou a residência  do primeiro-ministro e candidato presidencial, Carlos Gomes Júnior, e ocupou  vários pontos estratégicos da capital da Guiné-Bissau.  

A ação foi justificada sexta-feira, em comunicado, por um autodenominado  Comando Militar, cuja composição se desconhece, como visando defender as  Forças Armadas de uma alegada agressão de militares angolanos, que teria  sido autorizada pelos chefes do Estado interino e do Governo. 
A mulher de Carlos Gomes Júnior disse na sexta-feira que ele tinha sido  levado por militares na noite do ataque e que se encontrava em parte incerta,  bem como o Presidente interino, Raimundo Pereira. 
No sábado, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ameaçou com  sanções individualizadas contra os golpistas e a União Europeia advertiu  que não apoiará um "governo ilegítimo". 

As "sanções" poderão incluir a "proibição de viagens, congelamento de  ativos e responsabilização criminal". 
Entretanto, na capital guineense, os partidos da oposição na Guiné-Bissau  continuavam reunidos cerca das 14:00 para procurar uma solução para a crise  político-militar no país, depois de sábado não terem conseguido acordar  qualquer proposta.