terça-feira, 19 de maio de 2015

Acuso à violência!




Desde já é possível apresentar uma das principais características da sociedade guineense, a violência. Mas antes de debruçar sobre assunto, permitam, que expresse aqui, o meu profundo arrependimento pelos atos em que fui violento, contra qualquer ser vivo. Fisicamente, verbalmente, psicologicamente, socialmente ou humanamente. Impulsionado pela força animal, pela força de intervenção ou por qualquer outra força, confesso que muitas vezes fui violento. Tanto é, que aproveito desde já para pedir as sinceras desculpas há todos(a).

Posto isto, reafirmo que a compreensão de alguns pilares sociais básicos, faz-nos compreender o ser humano, o meio ambiente em que está inserido e, o andamento da sua vida social. No nosso caso (guineense) afirmo que herdamos uma sociedade extremamente violenta. A começar pela violência, em espaços privados, ou no seio das famílias. Começando nas palmadas, passando pelas bofetadas até chegarmos aos “sutis” com o sinto, mantampa de goiaba, de serra ou outras árvores com ramo maleável. Comprova-se facilmente a multiformidade da violência no quotidiano do guineense. E é, com muita pena que se constata atualmente  atitudes educativas, desta natureza, em alguns lares da nossa terra.  

Mas os traços da violência também se manifestavam nas escolas. Era comum ver numa sala de aula, alguns instrumentos de violência que se consideravam educativos como a palmatória, a régua grande, ou chicotes. Sobre este último, convém lembrar que enquanto sociedade que emergiu do colonialismo, conhecesse muito bem as atrocidades cometidas com a utilização do chicote, que remonta da época da escravatura. Quantos dos meus parentes de Biombo não levaram a palmatória nos pés, por andarem descalços em Bissau? Quantos?

Cresci sendo sempre desafiado para uso da violência. Basta-se uma pequena discussão, ou confronto de palavras, para que se partisse para a violência. Aliás aquele que não brigava (guerreava) era considerado covarde e, muitas das vezes afastado do meio da nossa convivência. Tínhamos que pegar teso (PEGA TESU), não tendo medo de brigar em locais de culto como a “floresta” nos tempos idos do Ciclo Preparatório Salvador Allende.

Não maçarei aos leitores com análises sobre a violência política, elegendo questões agudas e tenebrosas que, marcaram a formação da sociedade pós-colonial, até porque a minha intenção de intervir por agora sobre a violência, não tem como parâmetro a eficácia política mas sim social. Isto porque é notório que, várias manifestações da violência social são reflexos, dos contextos e circunstâncias supra referidas.

Já que estou falando da violência fazendo, uma incursão transversal, adequado ao estilo e forma da sociedade guineense, tenho, toda a tranquilidade, para concluir que o assunto que tem animado o Blog das descarnas e impropérios é, algo que, por ter um teor de propaganda sensacionalista explícita, não alcança nenhum valor ético. Não quero com isso apoiar a violência que acuso, e descasco, às suas origens e manifestações na nossa sociedade.

Mas, a suposta vítima, que todos conhecem a anormalidade do seu caráter, que considera ameaça, o fato de um ministro lhe dizer em bom crioulo “bu sibi ami i kin”  que insulta de forma descarada, tudo e todos, usando vocabulários inapropriados de uma pessoa sem mínima educação, que promove o ódio e a violência receitando construções e manifestações com uso de “coktails Molotov” , que ameaça em alto e bom som agredir e “matar” com tiros na cabeça, os outros, pergunto, onde está a Justiça neste país? Que justiça, para uma pessoa que incentiva a violência e cospe ódio, em cada frase que escreve? Que justiça, para quem tenta manipular a opinião pública, desde sempre irracional? Não haverá algo de “violento” na propensão de alguns(os clakeros) em condenar, antes de qualquer julgamento?

Para rematar, considero que, uma das consequências nefastas desta forma de comunicar é a desqualificação, da figura do blogueiro, que enquanto um produtor de intervenções é, na maior parte das vezes mais vitimista do que ativista. E o mais triste ainda é que o blogueiro se esquece que é da casa do suposto agressor que sai o sustento da irmã (que é empregada doméstica na casa do suposto agressor) e a renda da casa onde vive.

Há tempos atrás, alguém me perguntou o que achava do vitimista, ou melhor do ativista (sem causa), e a esse alguém respondi que se trata de um individuo, cujo a personalidade se resume na celebre frase do psicanalista Sigmund Freud “realização disfarçada dos desejos recalcados”