sábado, 18 de julho de 2015

Fico por aqui…



“Os que amam os outros serão sempre amados…” 

Consegui chegar ao cemitério depois de tudo! Fraquejaram-me as forças logo pela manhã pois não sabia, como lidar, com o medo da despedida que invadia a minha mente. Quando o meu irmão, amigo e mano (na verdade meu sobrinho) Alfa Baldé ligou-me para dizer que estava ligeiramente atrasado, os meus pés estremeceram.

 Depois de não surtir efeito a desinformação encomendada lançado logo na manhã de sexta-feira, levando que contradissesse mais uma vez uma informação postada neste mural. Só os deuses sabem o quanto quis evitar este momento de vazio, mas aqui estou, com pouca vontade de participar neste jogo de informação e desinformação da nossa praça. Para evitar  um ou outro tropeço no erro crasso, fico por aqui!

Ontem cheguei em Bissau por volta das 22 horas, depois de uma jornada em Safim, onde fui assistir o primeiro centenário da morte do N’kanandé Ká. Passando pelo Bairro d’Ajuda, lembrei ter falado ao Alfa – Então, sabes alguma coisa sobre à transladação da Rosete, logo cedo estive na agência de viagens X e fui informado que só viria na próxima semana…terça-feira creio, dia 21 de julho…

Alfa – Quem foi que disse isso? Devem estar a tentar complicar-te o juízo…O corpo veio hoje a tarde como estava previsto, e amanha às 10 horas será o funeral…

Um silêncio devastador preencheu no segundo seguinte o momento…

O resto do percurso para  o hotel com o meu mano Alfa, continuou marcado pelo silêncio, fomos escutando a música até que num certo momento, já quase a chegar ao meu destino, disse-me: “amanha venho buscar-te para irmos juntos ao funeral…”

Tinha que ir sim, estava na hora e, o dia para um último adeus a amiga, irmã e mana Rosete, tinha chegado. Descansa em Paz grande MULHER! 

Foi muito emocionante, mas estive lá, e consegui falar mantenha no choro, transmitindo os sentimentos de pesar e os pêsames da minha família!!!

Como também é para mim emocionante, despedir-me, de tod@s @s leitor@s deste mural de nome ORDIDJA!

Sim, chegou ao fim!!! 

Foram alguns aninhos de algumas peripécias, efeitos colaterais e momentos estonteantes. Termino com o primeiro Post que fiz naquilo que seria o primeiro ensaio.
Este mural chega ao fim, em nome da forma e o papel de informar que vive da verdade, fortemente rigoroso, isento em todos os sentidos e extremamente sério com as notícias.

Decreto, por livre e espontânea vontade que, à partir desta data, as minhas opiniões transformadas em escritos e post neste espaço virtual, TERMINARAM!

As minhas humildes intervenções, no pleno gozo da cidadania ativa, serão, manifestadas provavelmente em outros espaços. À Ordidja, chegou ao mau porto, irá atracar no silêncio e conformismo que o momento obriga e, praticado pela maioria!!!

Sem lamentos, nem sentimentos me despeço com a consciência tranquilíssima deste politiquismo do teclado, que sem ganhar um tusto, conta com cerca de uma década existência. Penso que dei com simplicidade e, na melhor das intenções o meu quinhão. 
Na senda de dar sempre o rosto e corpo ao manifesto em tudo o que faço, o espaço virtual, não poderia ser diferente. Logo na net, onde como se sabe, é muito fácil esconder. Fingir anónimo para cobardemente escrever e dar uma opinião sobre algo ou uma pessoa, nunca foi minha praia. O caráter que carrego e, a frontalidade que me é reconhecido, inibiram-me para tal comportamento de viver na sombra! 

Como escrevi uma vez, desde criança, nunca fui de atirar a pedra e esconder o braço. Por maior mal que tivesse sido o estrago causado na pessoa (fura cabeça), na janela (partir o vidro) ou mesmo telhado (de zinco).  
    
Com pontapé de saída dado no primeiro BLOG que criei “Afrolhar” tive uma passagem obrigatória naquilo que considdero, espaço pioneiro, CONTRIBUTO, do mais-velho Fernando Casimiro (Didinho) a quem aproveito para agradecer a oportunidade.

Decidi aventurar  pela Ordidja, quando quis criar um novo BLOG. Reconhecendo sempre que um blog é uma ferramenta de comunicação e na maior parte das vezes uma página pessoalíssima (e aqui coloco o plurativo sem reservas) de comunicação. Segundo as minhas contas, estava a caminho de cerca de 5 anos.

Gostei da viagem! Com algum cansaço e vontade de entrar na concha da descrição a voz do silêncio falou mais alto! Definitivamente, fico por aqui!!! Terminando como comecei no "o primeiro..."

Bem haja à tod@s!!!

Paz e Bem… 
O primeiro...
Com a Guerra na Guiné…
Veio o Medo e a cultura da morte...
Mortes, sangue, fuzilamentos
Matanças, Matanças e Matanças
Vinganças, ódio, torturas
Crianças mortas
Mulheres mortas
Homens em número incontável
Mutilados aos milhares
Órfãos aos pontapés
Traumatizados em milhões
Traições, perseguições e calúnias
Mistérios sobre Mistérios...