Fonte: Veja
A Walt Disney Company comprou os direitos para o uso da frase “Seal Team 6” – o nome da equipe de elite das forças especiais da Marinha americana que matou Osama Bin Laden – já no dia 3 de maio, dois dias depois da morte do terrorista mais procurado do mundo e dois dias antes do nome ser incluído em milhares de artigos de notícias e programas de TV com foco na operação.
Com isso, a Disney pode estampar “Seal Team 6″ em roupas, calçados, bonés, brinquedos, jogos, artigos esportivos, enfeites natalinos e serviços de entretenimento e educação - em um exemplo perfeito (e de moralidade duvidosa) de como capitalizar acontecimentos da atualidade.
A empresa criadora do Mickey não é a única que está tentando lucrar com a localização e morte do líder da organização Al Qaeda. Quase tão rapidamente quanto a operação de 40 minutos que eliminou o terrorista em Abbottabad, no Paquistão, surgiram camisetas, canecas e até capas de iPhone estampadas com o rosto de bin Laden.
Um filme sobre as buscas das Forças Armadas e da inteligência dos Estados Unidos pelo terrorista também está em andamento. A diretora Kathryn Bigelow, de Guerra ao Terror– vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2010 – já está escalando atores para o filme, que até o momento é apresentado sob o título de Kill Bin Laden.
Fico me perguntando como é que o Pentágono, o Departamento de Defesa norte-americano, não protestou contra o registro de “Seal Team 6″ como marca da Disney. Ah, me esqueci… Oficialmente, o comando não existe, é secreto.
Nota Ordidja
Maior fábrica de cultura a céu aberto no globo vai massificar essa sigla. Daqui há algum tempo não se admire, se ver estampado numa t-shirt “Seal Team 6” nos confins do mundo. Mantém-se também a expressão frequente de que "tudo vale para fazer negócio".