Por: Saibana Baldé
Promessa é dívida. Patche de Rima acaba de cumprir a sua promessa. Desde 2007 que o conceituado músico guineense dedicou-se à composição dos temas para o seu álbum de original. É o segundo depois do “Genial Amor” que teve grande sucesso junto do público, guineenses e não só. A boa notícia chega agora. Chama-se RENDEZ-VOUS DE SIKO e promete ser um caso sério de sucesso.
O press do lançamento contextualiza a razão do projecto afirmando “O SIKO é conhecido no meio cultural guineense como um dos instrumentos mais utilizados na música tradicional Tina. Usa-se em geral como solo nas grandes manifestações populares ao exemplo das tardes folclóricas de Tina, das festas culturais como o Carnaval e nas claques durante encontros desportivos.
Após alguns anos de carreira musical e análise no meio cultural guineense, o Patche di Rima decidiu investir-se de forma mais aprofundada na busca dum nome comum e um estilo que poderia servir de realce para Gumbé música moderna guineense no contexto regional, internacional e mundial.”
Neste álbum vimos Patche a elevar patamar das suas inspirações e causas. Assumindo que trata-se de um “reencontro com o renascimento da nova identidade africana como também a determinação de promover um novo combate para o rejuvenescimento do Continente Africano nos seus diversos sectores com particular ênfase para a cultura e musica”. A ambição é justificável ou não fosse o Patche um músico que é hoje internacionalmente conhecido e grande promotor da imagem positiva da Guiné-Bissau.
Com diversos estilos entre os quais Gumbé, Afro Zouk, R&B, Afro Beat entre outros. Mas o título não engana o SIKO da Guiné-Bissau é o centro do álbum. O artista que assume que a sua missão é valorizar o que de melhor o país tem, aposta agora em levar este ritmo quente da Guiné-Bissau para outras paragens.
As composições deste álbum voltam a trazer letras que ambições que o Patche tem para a África, para a Guiné-Bissau mas também trazem dedicatórias de amor e amizade. Em todo álbum o acento tónico passa pelos ritmos dançantes e quentes da Guiné-Bissau, isso apesar de as músicas serem cantados não só em crioulo, mas também em português, francês e inglês. São doze músicas que mostram que o Patche não está no mundo de música para brincar.
1. JEUNE AFRIQUE
2. MY ONLY ONE
3. NAÇÃO LUSA
4. NHA TRADIÇÃO
5. SOLO QUIERO
6. NHA LUZ DIVINA
7. REVOLUSSON DI SIKO
8. ALTEZA
9. GUINE TEM KU TENE PAZ
10. WASSINDJY
11. RENDEZ-VOUS DE SIKO
12. IDENTIDADE RESSUSCITADA
Os concertos de apresentação e promoção de álbum já começaram. E segue em baixo a lista de lugares já confirmados:
- DIA 26 DE JUNHO VALE DA AMOREIRA (COM BANDA)
- DIA 2 DE JULHO CABO VERDE SOMADA
- DIA 9 DE JULHO ILHA DE SAL CABO VERDE DISCO CLUB ONE
- DIA 16 DE JULHO ALMERIA ESPANHA
- DIA 23 DE JULHO BARCELONA
- DIA 30 DE JULHO COIMBRA
- DIA 13 DE AGOSTO PARQUE SILVADO ODIVELAS
- DIA 14 DE AGOSTO MADRID
- DIA 1 DE OUTUBRO DAKAR (SENEGAL COM BANDA)
- DIA 2 DE OUTUBRO DAKAR (SENEGAL DISCO N´GALAM)
- DIA 15 DE OUTUBRO MANTE LE JOLIE