sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Bardadi i ka Malgueta!*




 
Suspensão não acatada! Vai ser giro, se esta moda pega na nossa Administração Pública, ou na nossa sociedade em geral. Já estou a imaginar os títulos de alguns jornais, da nossa capital, Bissau. De certeza que os alunos dos liceus vão, adorar ler notícias dessas, e vão querer copiar atitudes semelhantes. Lógico!

Puro exemplo, esmiuçado:
Imagino que estou a estudar, no Liceu Nacional Kwame Nkruma, e devido a um procedimento indisciplinar, me tivesse sido decretado, uma suspensão pelo Conselho Disciplinar. Recusaria ser suspenso. Ou melhor, não acatava essa ordem. Continuaria a frequentar as aulas, e mais, faria provas ou avaliações, ou melhor corrigia-os em casa! E ai, do professor que me exigisse, alguma coisa. Pois dir-lhe-ia logo: “ sou como a titular da pasta do M.I.”. Atenção, estou a falar em meu nome pessoal, enquanto um imaginário aluno. E, em meu nome pessoal enquanto escrevo, neste Blog!

É que pelos os últimos episódios da frequente ação da nossa novela política, vêm muitas coisas a cabeça de qualquer guineense. Se alguém me pedisse para definir este momento num estilo de filme, dir-lhe-ia que é um filme do género humor-terrorizado. Constatando que o roteiro parece o mesmo, e o guionista vai apenas trocando as personagens, mas não troca, as cenas do filme anterior. Muitas das vezes até as falas são iguais o que obrigatoriamente apetece perguntar:

Que tipo de exemplo os nossos governantes estão a dar a nossa sociedade?

Quem neste momento acata ordem de quem na nossa terra?

Estamos a viver mais um daqueles momentos ardentes. Como quando se morde a malagueta. Do que percebi até agora deste guião, foi isto: “um chefe do executivo suspende uma ministra, e esta rejeita a suspensão…o resto todos sabem…”

Para dar mais ação a coisa, falta agora a ministra decretar ordem de prisão do primeiro-ministro, isto para completar o Circo! Aliás não seria a primeira vez. Olhem só, então o CEMFA, não se meteu ao barulho e foi falar com o PM? Deve ter ido falar do encontro dos pares da CPLP, que está a decorrer neste momento em Bissau, acredito que sim, mas também deve ter dito isto ao PM: “ vamos esperar que ela não siga o meu exemplo…”.
 
       Foto Damian Mitu
 
Querem que vos fale dos capítulos que se seguem, então não se lembram daqueles títulos arrojados como: “ O regresso do desejado”. Aliás, durante todo este ano de mandato, nunca foi tão desejado o regresso do presidente da república, como agora.
Houve uma vez desejos de regresso, mas era do PM.

Qual será o cenário, se ele não regressar hoje como está previsto? Ou daqui a uma semana, como já aconteceu com outros?

Será que o presidente angolano virá socorrer, para salvar a queda eminente do PM?

Sim, porque ultimamente, estava muito difícil decifrar, quem é que era o presidente de quem! Só espero que não se utilize, o bastão da fotografia, pois isso só confirmaria, o tal “genes assassino” do nosso sistema político. Vamos deixar a Justiça funcionar! Para dar-mos conta que esse “genes” teve mutação!

Para terminar, e sobre o mais caricato da nossa sociedade. É que estamos todo a assistir estes episódios, pávidos(a) e serenos(a), a olho nu, existe uma disputa ferrenho, entre dois adultos da mesma família política, e não existe (não há) nenhuma instituição, organização ou estrutura nacional ou internacional que ponha cobro a esta situação! Que amanse esta onda que se está agigantar. Foi assim, tem sido assim e o bastão da foto tem fechado os acontecimentos. Portanto, não vale a pena escrever sobre o FIM, basta e chega de escrever (falar), destes capítulos tristes, da política guineense pois quase todos já sabem, como acaba! E sabem de uma coisa: "eles é que são Biafadas, eles que se entendam…"   
  
·        Sabedoria popular: tradução: “A verdade não é malagueta”



                         Quem vos viu e quem vos vê!