sexta-feira, 26 de junho de 2015

É já amanha: 1º CENTENÁRIO DA MORTE DE N KANANDE KA

Cartaz "Donos do Chão"

     TEMAS PROPOSTOS PARA DEBATE RADIOFÓNICO
1. A DIMENSÃO HISTÓRICA DE N KNANDÉ KÁ E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DA CAMPANHA DE PACIFICAÇÃO (Prof. Leopoldo Amado e Mário Cissoko) 

Tendo sido uma figura emblemática durante a campanha de pacificação levada a cabo pelo exército colonial português, através de Teixeira Pinto, ele tornou-se mártir, aliás o único régulo dentre tantos da atual Guiné-Bissau que não sucumbiu e nem fugiu face ao poderio bélico de Portugal. Trata-se, enfim, de homenagear à memória de quem com inquebrantável coragem contribuiu para o fim do massacre dos pepeis da região de Biombo, e consequentemente, o país.

2. A REVOLUÇÃO DE 1973 E A CAPITALIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA SECULAR DO REINO DE N TIN (Afonso Té, Clara da Silva e Mário Imbó) 

O reino de N TIN fora muito resistente em relação à ocupação de Bissau o que terá, de certo modo, dificultado não só a ocupação de Biombo como outras zonas da então Guiné Portuguesa. Assim, visamos compreender os primórdios da luta pela independência nos anos 1963-1974, partindo das dificuldades impostas pelos autóctones à construção por exemplo da Fortaleza de Amura em Bissau, bem como outros atos de sabotagem e resistência levada acabo pelos pepeis de Bissau (ou seja, os pepeis de Biombo). 

3. CONTRIBUTO SOCIOECONÓMICO E POLÍTICO DA REGIÃO DE BIOMBO PARA O PAÍS (Inácio Ié, Fernando Delfim da Silva e Gabriela Fernandes) 

Biombo, através de seus filhos e netos deu grande contributo à construção da Cidade de Bissau, das infraestruturas nela existentes. Por isso, decidimos resgatar a história da capacidade de resistência dos pepeis, e não só, mas também o contributo deles na condução da luta pela independência nacional com os assimilados do Chão-de-Pepel/Varela a assumirem a vanguarda da luta pela criação do atual Estado guineense. 

4. OUTRORA-AGORA: O PODER DO REGULADO NA REGIÃO DE BIOMBO ONTEM, HOJE E AMANHÃ. (António Sá, Fr. Papa Paulo Nanque e Tia Samato) 

Os régulos de ontem provavelmente não sejam melhores que os de hoje, porém foram os mais abnegados, os mais destemidos. Pretendemos, entretanto, rememorar as lutas empreendidas por eles em prol do bem-estar de seu povo. Analisar ainda os sacrifícios consentidos por estes régulos e pelas suas populações. Em suma, queremos refletir em como as tragédias sangrentas por que passou toda a nossa história poderá contribuir, significativamente, para a reconfiguração do poder do regulado na região de Biombo, tendo em vista a vivência que temos do novo imaginário social do país.

Ordidjanotando

Convite “ A comissão do 1º Centenário da N KANANDE KA régulo de Biombo morto na Guerra de Pacificação, tem a grata honra de convidar o Senhor Jornalista Helmer Araújo a participar da Sessão Solene da abertura da cerimónia a realizar-se no dia 27 de junho de 2015 pelas 11 horas.”

N’misti da parabéns a Jorge Otinta i tudo membrus di si ekipa i n'misti fala nha parentis pepel kuma, si Deus djuda, na sta la amanha, sin falta!