quarta-feira, 27 de junho de 2012

RIO +20: Servem a quem?

Assinaturas do Livro de Presença na Cúpula Mundial dos Legisladores
Parlamentares se reúnem para definir como fiscalizar ações aprovadas na Rio+20

Fonte: Agência Brasil – EBC – 15/06/12
Parlamentares prometem ficar de olho nos compromissos assumidos pelos governos na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). De hoje (15) a domingo (17), legisladores de 80 países definirão como fiscalizar medidas que serão aprovadas no evento e como evitar retrocessos na legislação ambiental.

Foto de família da Cúpula Mundia dos Legisladores: RIO+20
Cerca de 300 parlamentares são esperados para a Cúpula Mundial de Legisladores, que será realizada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Entre eles, estão cinco deputados e seis senadores brasileiros. Eles vão colaborar com o documento final, chamado Protocolo de Legisladores, com orientações para os parlamentos.

Esq/Dir - Deputado Cipriano Cassama e PR-ANP-Transição Ibraima Sory Djaló  
De acordo com o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente, há propostas para um encontro bianual de parlamentares, no Rio, com o objetivo de trocar informações sobre o cumprimentos dos acordos da Rio+20, além da criações de órgãos nacionais, no âmbito dos parlamentos, para fiscalizar e monitorar os governos.

“Um dos motivos que levou à falta de implementação das decisões tomadas pela Rio92, há 20 anos, foi a falta de envolvimento dos legisladores, pelo papel que desempenham na aprovação das leis, dos orçamentos e na própria fiscalização dos governos”, disse Rollemberg, que estará na abertura do evento, às 14h, ao lado do presidente do Congresso Nacional, José Sarney.

Entre os itens que também devem constar do documento final da cúpula estão a criação de mecanismos para compartilhar “melhores práticas legislativas na área ambiental” e para discutir a incorporação pelos governos de “novas concepções” de desenvolvimento ambiental.

Também devem participar do encontro os senadores Cícero Lucena (PSDB-PB), Ciro Nogueira (PP-PI), Eduardo Braga (PMDB-AM), João Capiberibe (PSB-AP) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), além dos deputados Augusto Carvalho (PPS-DF), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Marcio Macedo (PT-SE), Rebeca Garcia (PPS-AM) e Valadares Filho (PSB-PE).
Legisladores Lusófonos na Conferência RIO +20 

Ordidja-notando
Servem a quem?

Sempre fui de ter paciência ao combater as contrainformações e as falsidades. Em virtude do vil jornalismo preguiçoso, que adora apenas reproduzir o que por aí se fala, espalhando notícias falaciosas sobre a Guiné-Bissau, e em relação à participação do Estado guineense na Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável – RIO+20, aqui deixo fotos, para que façam melhor juízo e apreciação, e se puder ajudar a elucidar algumas cabeças que foram intoxicas por alguns buracos do ozono das inverdades virtuais (coisas da NET), melhor! Estando no Brasil, este Fórum Mundial marcou a atualidade durante toda a semana passada. E enquanto guineense, qual foi o meu espanto ao ler que foram vedadas as entradas ás Delegações da Guiné-Bissau. Esta Conferência ficará no manual da estória da especulação da sociedade guineense.  

Existe muita ficção em algumas notícias para justificar furadas e, trapaças com estórias da Carochinha, na minha opinião nada mais serve senão, como pilula para animar a última bela melancolia, da realidade política do Povo guineense, sobretudo, daqueles que estão imigrados em Portugal. E reparem a nossa maior sorte: O “Governo” ilusionista e ficcionista está radicada em Lisboa. Cidade que embeleza a nossa memória ultramarina e fortalece os complexos e os descomplexos, os conceitos e os preconceitos, enfim, não fossemos frutos das mentalidades e das correntes ideológicas nascidas pelas terras lusas. Definitivamente, o luso nos ofusca, e perante mais esta CRISE entre nós, nos têm ofuscado de forma vexatória.

Portanto temos um fato com duas versões. Uma primeira versão, a que foi propalada pela corrente dos falsos ilusionistas, em que o Presidente de Transição da ANP, Sory Djaló fora impedido de assistir a Conferência Mundial e, espero que se lembrem, que prometeram também há tempos, uma vitória na primeira-volta e com maioria absoluta nas últimas eleições presidenciais. Isso aconteceu!? Não aconteceu?
Do outro lado temos esta segunda versão que, mostra o outro lado da informação sobre a Conferência RIO +20, recorrendo a retratos dos acontecimentos, recolhido pelos participantes. Salvo erro ou engano, os chineses é que têm o lindo provérbio “uma imagem vale mil palavras...” que remata esta questãoMas querem saber mais(?) na minha humilde opinião, a única notícia sobre a questão da participação guineense, nesta Conferência, prende-se com o fato da enganosa participação de um deputado do PAIGC(não vou chamar o nome) cujos os custos com viagem,  per-diem e estadia foram em vão. Pois não participou em nenhuma das sessões embora estando no Rio de Janeiro  ainda ligou para Lisboa especulando. Isso sim foi um furo a sério!

Servem a quem(?), as ditaduras dos monitores que são rápidos em falsas versões e especulações sobre o Estado que se chama Guiné-Bissau? Querem enganar a quem?