quarta-feira, 13 de junho de 2012

Morreu o ícone do boxe cubano, Teófilo Stevenson

Teófilo Stevenson(esq) Nelson Mandela e Fidel Castro

Três vezes campeão mundial e olímpico, pugilista sofreu enfarte em Havana

Fonte: Agencia EFE

O pugilista cubano Teófilo Stevenson, três vezes campeão mundial e olímpico de boxe, morreu nesta segunda-feira em Havana de enfarte, informou a imprensa oficial. Ele tinha 60 anos. Considerado um dos maiores boxeadores cubanos de todos os tempos, Stevenson se destacou como um ícone do boxe amador e também como árduo defensor do regime comunista implantado em Cuba por Fidel Castro.

Rápido com as pernas e dono de golpes poderosos, o peso pesado acabou se tornando um símbolo da Revolução Cubana devido à sua crença no comunismo e sua oposição aos EUA. Na década de 1970, já com diversas conquistas no currículo, ele se negou a enfrentar Muhammad Ali para não "se vender" aos milhões de dólares dos empresários americanos que o assediavam insistentemente para que a luta ocorresse.  A televisão estatal cubana ressaltou os "triunfos, simplicidade e patriotismo" de "Pirolo", como o pugilista era popularmente conhecido. "Além da glória conquistada sobre os ringues, sua morte deixa um vazio incalculável no seio do esporte revolucionário cubano", destacou a mídia oficial.

Nota Biográfica: Nascido em 29 de março de 1952 na cidade de Delicias, na província de Las Tunas, Stevenson ganhou todos os títulos da Associação Internacional de Boxe (Aiba). Foi campeão mundial dos pesos meio-pesados em 1969 e passou à categoria máxima um ano depois, para se proclamar campeão do Caribe. Os primeiros Jogos Pan-americanos dos quais participou foram os de Cali, em 1971, mas conseguiu seu primeiro ouro no evento continental na categoria peso pesado, nos Jogos do México de 1975. Tinha 25 anos quando se coroou pela primeira vez campeão olímpico em Munique 1972, assim como campeão mundial.
Desde então, não parou de acumular títulos que o transformaram no melhor pugilista da história: venceu as Olimpíadas de Montreal 1976 e Moscou 1980 e o Pan de San Juan 1979. Também foi tricampeão mundial ao faturar os títulos de Havana 1974, Belgrado 1978 e Reno 1986. Em sua brilhante trajetória, somam-se os títulos de bicampeão centro-americano e do Caribe em 1974 e 1982. Foi também seis vezes campeão dos centro-americanos de boxe entre 1970 e 1977.

Depois da conquista do mundial da cidade americana de Reno, em 1986, o grande campeão cubano decidiu pendurar as luvas. Despediu-se em julho de 1988 durante o torneio internacional de boxe Giraldo Córdova Cardín. Ao todo, registrou 301 vitórias nos 321 combates que lutou ao longo de 20 anos. Sofreu apenas 20 derrotas, duas deles para o pugilista soviético Igor Vysotsky.  Nos últimos anos, Stevenson ocupava o cargo de vice-presidente da Federação Cubana de Boxe e trabalhava na Comissão Nacional de Atendimento a Atletas Aposentados e na Ativa, do Instituto Nacional de Esportes e Educação Física (Inder, órgão oficial).