segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dissidente cubano Oswaldo Payá morre em acidente de trânsito

Oswaldo Payá


O opositor cubano Oswaldo Payá, um dos mais destacados líderes da dissidência interna da ilha, morreu neste domingo em consequência de um acidente de trânsito na província oriental de Granma, informaram diversas fontes.

Uma funcionária do hospital Carlos Manuel de Céspedes da cidade de Bayamo confirmou à agência Efe por telefone a morte de Payá, informada também no Twitter pela blogueira crítica ao regime cubano Yoani Sánchez e pelo internauta governista conhecido como Yohandry. Além disso, um porta-voz do Arcebispado de Havana disse à Efe que o cardeal cubano Jaime Ortega falou esta tarde com a esposa de Payá, que lhe confirmou a notícia.
As diversas fontes consultadas pela Efe explicaram que Payá morreu após um acidente de trânsito que sofreu nas proximidades da cidade de Bayamo o veículo no qual viajava com outras três pessoas. Oswaldo Payá, de 60 anos, era o líder do Movimento Cristão Libertação e um dos mais destacados membros da dissidência interna de Cuba.

Foi o promotor do chamado "Projeto Varela", que apresentou no parlamento cubano em 2002 com o aval de milhares de assinaturas e no qual propunha um referendo para uma transição democrática e pacífica na ilha.

Em outubro de 2002, o Parlamento Europeu lhe outorgou o prêmio Sajarov para os Direitos Humanos e a Liberdade de Pensamento, em reconhecimento a sua luta pacífica a favor da transição à democracia em Cuba.