segunda-feira, 16 de julho de 2012

UA vai ser liderada por uma MULHER

Ex-Comissario Jean Ping e a Comissária eleita Nkosazana Dlamini-Zuma

Fonte: BBC Brasil

Mulher liderará União Africana pela primeira vez na História

Uma mulher presidirá a União Africana (UA), bloco político e econômico que reúne 53 países do continente, pela primeira vez a partir desta semana.
Nkosazana Dlamini-Zuma, da África do Sul, foi eleita secretária-geral da UA, derrotando o incumbente Jean Ping, do Gabão, que tentava a reeleição. Em janeiro, nenhum dos dois havia conseguido a maioria de dois terços dos votos entre as nações africanas, levando Ping a exercer um período adicional de seis meses no cargo.

A nova líder regional é ex-mulher do presidente sul-africano Jacob Zuma e uma das ministras há mais tempo no cargo em seu país. Analistas indicam que sua candidature quebra uma tradição extra-oficial do continente que costuma evitar membros dos grandes países africanos no posto de liderança do bloco.
Além dos objetivos permanentes de promover a paz e a segurança, além de avançar o progresso social e econômico, a agenda da UA inclui atualmente um incentivo ao comércio intra-africano, a instabilidade política no Mali, a crescente violência na República Democrática do Congo e a tensão entre o Sudão e o Sudão do Sul.
Ordidja –notando

Quem é Nkosazana Dlamini-Zuma

Nkosazana Clarice Dlamini-Zuma nasceu na África do Sul à 27 de Janeiro de 1949 em Natal, é mais velha de oito irmãos. Mãe de quatro filhos (4) é divorciada do atual presidente sul-africano, Jacob Zuma. Doutorada em Medicina, foi galardoada com Doutora Honoris Causa por duas Universidades por onde estudou: Universidade de Natal (África do Sul) e a Universidade de Bristol (Reino Unido).

Ativista política de peso esteve na linha da frente, durante a LUTA contra o regime racial,  Apartheid, é membro Executivo do partido ANC e, foi convidada a dirigir o Ministério da Saúde entre 1994-1999, pelo PR Nelson Mandela.

De 1999 sob presidência de Thabo Mbeki, assume durante 10 anos, o cargo de Ministra dos Negócios Estrangeiros, deixando a pasta em 10 de Maio de 2009. Por razões familiares recusa o convite ao cargo de Vice-presidência da África do Sul feito pelo então PR Mbeki.

Desde Maio de 2009, já sob presidência do ex-marido PR Jacob Zuma, lidera o Ministério da Administração Interna sob lema “acabar com a preguiça e a corrupção”. Em Janeiro deste ano apresentou a candidatura para liderança da Comissão da União Africana.

Domingo 15 de Julho de 2012, Nkosazana Dlamini-Zuma foi eleita Presidenta, pela Comissão da União Africana. Fazendo dela a primeira mulher a liderar a Organização.
Uma verdadeira DAMA DE OURO, para um continente com mostras claras de PROGRESSO!