domingo, 28 de junho de 2015

Confirma-se o 1º PONTO



PRESIDENTE DE BOAD CONFIRMA APOIO DE 200 BILIÕES DE FCFA PARA A GUINÉ-BISSAU

Fonte: O Democrata

O Presidente do Conselho de Administração do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD), Christian Adovelande, confirmou esta sexta-feira, 26 de junho, o apoio da instituição que dirige em conceder a Guiné-Bissau uma soma de 200 biliões de Francos CFA, para a implementação do Plano Estratégico de 2015/2020, apresentado na mesa redonda de doadores em Bruxelas.

Christian Adovelande falava a O Democrata durante a cerimónia de abertura da 97ª sessão do Conselho de Administração daquela instituição, que decorre nas instalações do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), em Bissau.

Adovelande na sua comunicação agradeceu as autoridades guineenses pelos sucessos conseguidos na conferência internacional de doadores (Mesa Redonda) que decorreu em Bruxelas. Acrescentou ainda que naquela conferência o país conseguiu registar uma larga adesão dos doadores para apoiar o seu Plano Estratégico de 2015/2020, denominado de “Terra Ranka”, tendo frisado que as contribuições anunciadas pelos parceiros se estimam em Um bilhão e meio de dólares norte-americanos.

“Eu quero confirmar aqui o engajamento do BOAD em apoiar a implementação do plano estratégico, através de um envelope de 200 biliões de Francos CFA”, assegurou o presidente do Conselho de Administração do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento.
Sustentou ainda que a instituição que dirige continuará a dar o seu apoio técnico e financeiro à Guiné-Bissau para a preparação, a execução e o seguimento dos projetos públicos e privados conseguidos neste quadro.

Christian Adovelande revelou que vai-se examinar durante a reunião, 10 propostas de curto e longo prazos, consideradas de essenciais para os Estados membros do banco, nomeadamente a segurança alimentar; as infraestruturas rodoviárias; as vias urbanas; o acesso à energia; a indústria farmacêutica e a finança inclusiva.

Recorde-se que o Banco Oeste Africano de Desenvolvimento, é um banco multilateral de desenvolvimento regional, criado em 1973, com o objetivo de servir os oito países membros da UEMOA (Benin, Burkina-Faso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo). A declaração de missão do BOAD concentra-se em três metas de desenvolvimento a saber, a redução da pobreza, a integração económica e a promoção das atividades do setor privado.
 Excellence Christian Adovelande


Ordidjanotando

Apenas duas linhas, até porque é domingo e, não apetece fazer NADA! Esta notícia, só confirma o primeiro ponto, dos 5, que derrubaram a “barafunda”. 

Bem haja!!!