sábado, 3 de março de 2012

Mandela está em casa e de boa saúde

Fotografia © REUTERS/Siphiwe Sibeko
Fonte: DNGLOBO

Nelson Mandela, que foi hospitalizado no fim de semana para testes clínicos, está em casa, rodeado pela família e de boa saúde, garantiu hoje o Presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

Em declarações aos jornalistas em Joanesburgo, Zuma disse ter recebido garantias dos médicos que trataram de Madiba (o nome tribal com que os sul-africanos tratam Nelson Mandela) de que o ex-Presidente está a "evoluir bem" das fores abdominais que o afligiam e que passou uma noite descansada na sua residência no bairro de Houghton.

O ícone da resistência sul-africana contra o "apartheid" foi admitido no sábado no hospital militar One, tendo recebido alta no domingo, ao fim da manhã. O Governo, que nunca divulgou o nome do estabelecimento hospitalar onde Mandela foi sujeito a testes clínicos, manteve o público informado sobre o estado de saúde do primeiro Presidente negro da África do Sul, sem nunca ter entrado em detalhes sobre as causas do internamento nem permitiu a divulgação de qualquer relatório clínico.

"Ele (Mandela) está rodeado pela família, tranquilo e bem-disposto. Os médicos estão satisfeitos com o seu progresso", disse hoje o Presidente.
A grande maioria dos órgãos de comunicação, em particular os jornais publicados nas principais cidades, dá hoje destaque ao internamento surpresa de Nelson Mandela no fim de semana, com o Pretória News a titular a toda a largura da sua primeira página 

"Madiba está bem" e o "Star" de Joanesburgo "Madiba está tão bom quanto a sua idade o permite".