domingo, 24 de outubro de 2010

Falso Alarme

                                               Foto: Voz da Guiné
                   
Foi falso alarme, as informações virtuais, sem relatório e diagnósticos de foro médico cardiológicos, que davam conta de que, Malam Bacai Sanha, presidente da Guiné-Bissau, tinha sido evacuado de urgência, devido indisposição cardíaco com sintomas de hipertensão! Informação recolhida pela Ordidja, ainda esta noite, junto aos serviços protocolares da presidência guineense, em Dakar capital senegalesa.

Bacai Sanhá, hoje com 63 anos, foi eleito presidente da república desde Setembro do ano passado, saiu ontem Sábado, com destino a Dakar, num avião militar, a fim de ser devidamente examinado, garantiu a mesma fonte da Presidência da República, em Dakar.

Ainda assim, confirma-se que, Malam Bacai Sanha, chefe de Estado guineense, está em Dakar. Confirma-se também que neste momento “ por motivos de precaução” está hospitalizado, no Hospital Principal de Dakar, e vai permanecer nessa unidade hospitalar nos próximos dias sob vigilância clínica. Outro facto, sublinhada pela mesma fonte, é de que “não se trata de algo de grave”!

As primeiras notícias alarmistas, que virtualmente deram voltas ao mundo, em velocidade de cada click, posto por milhares de clipings, “não correspondem a realidade” pois na realidade e não virtual(mente), “houve um diagnóstico que apontava para febre Tifóide, em Bissau, devido as febres que o presidente tinha” rematou a fonte.

Foi assim num tom de voz claro e boa disposição ao telefone, que a mesma fonte garantiu que, “ durante o dia foi submetido a alguns exames do foro médico, não se sabe, ainda, se é Paludismo (como apontam as ultimas analises) ou se é Tifóide...”.

Malam Bacai Sanha, presidente da Guiné-Bissau “pode vir a ter alta, já na próxima quarta-feira, e o estado clínico está controlado e não inspira cuidados de maior, ainda que, por razões de precaução, permaneça sob vigilância médica” informou a mesma fonte!

Por outras palavras, Paludismo todos conhecem e segundo a WIKI a febre tifóide (AO 1990: tifoide) é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Salmonella typhi. Trata-se de uma forma de salmonelose restrita aos seres humanos e caracterizada por sintomas sistêmicos proeminentes, sendo endêmica em países subdesenvolvidos. A febre tifóide é uma doença distinta e não está relacionada com o Tifo!
E não está relacionada com o CORAÇÃO! Por isso vamos baixar a TENSÃO!