quarta-feira, 13 de abril de 2011

O Game Over dos Gbagbos

Foto: Le Figaro (Laurent e Simone Gbagbo)

Opinião
O Game Over dos Gbagbos


“A paz não é uma palavra vazia, mas sim, uma forma de comportamento”. Félix Houphouët Boigny

O jogo e a disputa pelo poder terminaram ontem para Laurent Gbagbo com a sua detenção. Conhecido como opositor desde os tempos do “velho” Boigny, o historiador Gbagbo conseguiu chegar ao poder na Costa do Marfim e suster-se durante dez anos, com políticas com traços comum com o socialismo africano dos anos 60, e um nacionalismo afincado no dogma da ivoirienite patriótica. Mas será que esse jogo só começou há 4 meses atrás, com a crise pós-eleitoral. Claro que não! Porém, sabe-se que M. Alassane Ouattara(ADO) tido como filho espiritual de Boigny, herdou essa disputa e pelo que se viu ontem, venceu a batalha final. Se com algumas leis racistas e segregasionistas, perdeu algumas batalhas no passado, uma década depois, fazendo bem o trabalho-de-casa, ganhando as eleições e com uma preciosa ajudinha da ONUCI e dos franceses, consegue finalmente chegar ao poder. A presidência da república, da Costa do Marfim. Falta agora saber se o economista Ouattara terá capacidade e inteligência para unir os marfinenses. Mais ainda, se sem as técnicas do remoto regime autoritário, e sem uso da violência, da perseguição política, da opressão e da ganância, o pró-ocidental =) e cidadão ADO, terá forças e sabedoria para manter as atuais fronteiras desse país irmão!

Se realmente foi ele que ganhou as últimas eleições!? Se na VERDADE, os votos validados correspondem a vontade da maioria do Povo!? Então que Alassane Ouattara, tenha sucessos nesta MISSÃO!!! E que os Deuses o ajudem a governar em PAZ, que segundo o “pai da Nação” não é uma “palavra vazia”!       

       
Muitos analistas já alcunharam o momento que se vive em Côte D’ivoire, de “renascimento”. Isto claro num puro exercício, utilizando como denominador comum, o pensamento Ocidental. O nome diz tudo! O próprio presidente Ouattara, no discurso à Nação (da praxe se chamaria de discurso da “vitória”) que proferiu ontem, prometeu criar o mais rápido possível, uma Comissão de Verdade e Reconciliação – bem pensado. E em relação ao adversário (que capturou vivo, como sempre assegurou) admite que terá um “julgamento justo”. Que ao pé das letras, dessas palavras prometidas, com esta raiz que todos já conhecemos, cresça o valor pelo respeito à Vida, Dignidade e Liberdade. Porque até agora, se olharmos para o saldo atual dos custos humanos desta crise política (braço de ferro Gbagbo-Ouattara) na Costa do Marfim, temos números preocupantes de perdas da matéria-prima mais valiosa da Costa do Marfim. Os ivoiriens. As mortes já ultrapassam os milhares. Mais de mil almas. Pelos dados lançados, conclui-se que cerca de 100 mil pessoas tiveram que deixar às suas residências. Devido a permeabilidade em algumas fronteiras, como às que à Costa do Marfim faz com à Burkina-Faso, Gana e Libéria e os descontroles registados na fronteira com à Guiné-Conakry e Mali, mesmo assim o número dos deslocados ultrapassa as centenas de milhares.

Admitindo que estes números possam ser falíveis, pois são os números dos primeiros a terminarem os relatórios. Os “relatadores” de sempre (Nações Unidas) imputam as mortes e os massacres deste conflito aos beligerantes. Tudo, crimes cometidos apenas pelas duas partes, marfinense, do conflito. Ou seja os capacetes azulinhos, não fizeram nada! Perceba-se, andaram lá com as armas, as bazucas e os tanques, só para chatear os marfinenses, com esta frase: “mãos ao ar” e pronto!!! Como também nada fizeram no Congo. Em flash lembrei-me do Congo. Não sei porque será. Não deve ser pelos crimes, dos azulinhos. Não! Ah, lembrei! Passei pela cidade da “pérola da laguna” a “bela” Abidjan, em 2005, à caminho da cidade de Kinshasa, no Congo.

Não acabei: os franceses esses então não fizeram (nin)nada. Só conseguiram dar uma ajudinha aos rebeldes, para deixar nesse estado lastimável um ex-chefe de Estado. Ocuparam o aeroporto e mais locais estratégicos, sem disparar uma bala sequer. Ah, e os helicópteros disparavam balas de reboçados durante os confrontos com as forças que apoiavam Gbagbo. Um facto singular neste game over é a questão da esposa de Gbagbo, a Simone Gbagbo, que não foi poupada. Ela esteve sempre ativa ao lado do marido nas batalhas políticas. Chegando a ocupar o cargo de vice-presidente do partido em que o marido era líder. Ela sim, nestas imagens mostradas ao mundo, apresenta sinais claros de agressão. Os franceses esses, nunca fazem nada. Alias nem estão interessados em NADA que é de África.

Sabia que: ao todo, vivem cerca de 240 mil franceses só na zona ocidental africana…

Sabia que: A Costa do Marfim está situada na Costa Ocidental de África, e tem uma superfície de 322.462 quilómetros quadrados, que representa precisamente 1% de todo o continente africano…

Sabia que: Os portugueses foram os primeiros europeus a chegar à região, no século XVI, inaugurando o comércio de marfim. No século XVII surgem pequenos Estados, entre os quais se destaca o dos bauleses. Nessa época, os franceses instalam entrepostos comerciais na região. Vários reinos, temendo a expansão baulesa, colocam-se sob a proteção da França. Isso facilita o domínio da região, que em 1893 se torna protetorado francês. Inicia-se a exploração de cacau, café e produtos da floresta.

Nota Ordidja

Hoje é dia Mundial do café… Bom café!!!