terça-feira, 16 de novembro de 2010

Guiné perdeu o jogo, mas foi superior em campo!


Fonte: Futebolar

Cabo Verde vence Guiné-Bissau e confirma estatuto de candidato à CAN2012

A seleção cabo-verdiana de futebol venceu hoje a Guiné-Bissau, por 2-1, em encontro de preparação para a qualificação da CAN2012, confirmando o estatuto de equipa candidata a estar presente no torneio africano.
No Estádio do Restelo, em Lisboa, Cabo Verde, primeiro classificado no seu grupo de qualificação, foi superior a uma jovem e inexperiente equipa guineense, liderada pelo técnico português Norton de Matos, vencendo com golos de Lito (seis minutos) e Rony (26).
A Guiné-Bissau ainda relançou a partida na primeira parte, com a ajuda de um autogolo de Toni, aos 27 minutos, mas até final acabou por mostrar muitas dificuldades na construção de jogadas de ataque e raramente incomodou o guardião dos cabo-verdianos.

Neste encontro destaque ainda para a excelente exibição de Stopira, defesa esquerdo de Cabo Verde, que assistiu Lito no primeiro golo e esteve na jogada do segundo, além de ter "enchido" o campo durante todo o encontro.

Na corrida pela qualificação para o CAN2012, que vai decorrer no Gabão e na Guiné Equatorial, a seleção de Cabo Verde segue no primeiro lugar do Grupo A, com mais um ponto que o Mali, segundo classificado, enquanto a Guiné-Bissau é terceira no Grupo J, em igualdade com Angola mas com menos um ponto que o líder Uganda.

O encontro começou praticamente com o tento de Lito, extremo do Portimonense, que de cabeça aproveitou da melhor forma um centro de Stopira, e Rony aumentou a vantagem com um remate de belo efeito.
A Guiné-Bissau, que apresentou um setor defensivo algo perdido em campo e com muitas dificuldades nas marcações, reduziu a desvantagem num lance infeliz do cabo-verdiano Toni, que introduziu a bola na sua baliza, após um centro venenoso de Almani Moreira.

A segunda parte ficou marcada pela habitual "dança" das substituições e por algumas entradas mais agressivas de parte a parte, sendo que Dady protagonizou o único lance de destaque, ao obrigar o guarda-redes dos guineenses, Jonas Mendes, a uma boa intervenção, nos instantes finais.

Jogo realizado no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Cabo Verde -- Guiné-Bissau, 2-1
Ao intervalo, 2-1
Marcadores:
1-0, Lito, 06 minutos
2-0, Ronny, 24.
2-1, Toni, 27 (na própria baliza).

Equipas:
- Cabo Verde: Nelson Cruz, Josimar, Varela, Nando, Stopira (João Vicente, 88), Toni, Babanco (Dário, 59), Ronny, Odair (Heldon, 69), Lito (Dady, 69) e Rian (Sidnei, 78).
- Guiné-Bissau: Jonas Mendes, Vladimir (Edson Correia, 46), Banjai, Bruno Fernandes, Backar (Candé, 66), Ednilson (Camará, 84), Zezinho (Dionísio, 58), Luciano Teixeira (Moia, 46), Moreira, Bocundji (Abel Camará, 71) e Cicero.

Árbitro: João Ferreira (Portugal).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Bruno Fernandes (15) e Nando (33)
Assistência: Cerca de 3000 espetadores.



Notas & Fotos

Uma derrota é sempre amarga, mas esta soube a Grogue di Kabassera inacabada…

O auto-golo do Toni foi a forma que os caboverdianos escolheram, para pedirem desculpa pela vitória…

“Vitória sem gloria” do povo crioulo, sobre os nativos da Guiné…  

Durante quase toda a partida à Guiné foi mais forte e, Cabo Verde mais objetivo...