sábado, 23 de abril de 2011

Guiné Medicinal

Planta Guiné

Uso mágico: A guiné no Brasil é muito utilizada, junto com a arruda, em vasos de proteção colocados à porta das casas. A guiné funcionaria como uma espécie de "antena"que captaria as más vibrações, que seriam então neutralizadas pelo poder desinfetante da arruda.

Indicada para afecções da cabeça, da vista, contra falta de memória, reumatismo, paralisia, estados nervosos, pelos seus poderes analgésicos, mas apenas em uso externo, em compressas. O pó da raiz ameniza a dor de dente. Popularmente também usado em gargarejos para combater dor de garganta.

Efeitos colaterais - Não usar internamente, pois é tóxica e abortiva.

Nomes Populares
Guiné – erva de pipi, tipi,, tipi-verdadeiro, amansa senhor, mucura-caá, pipi
Nome Científico - Petiveria tetranda gomez. Petiveria alliacea / Família: Fitolacáceas
Partes usadas – Toda a planta, especialmente a raiz
 
Características e Cultivo – Subarbustiva perene de até 1 m de altura, ramos eretos, folhas alternas elípticas, lisas. Flores brancas minúsculas em espigas terminais.
Cultivo – Precisa de solo fértil e pouco ensolarado.

Nota Ordidja

Se a Guiné é uma planta que cura, então o nome Guiné, não é tão azarado como muitos tentam  fazer crer. Guineense, coloca à Guiné à porta de casa e, livre-se da paralisia e a falta de memória. Já sabe não beba à Guiné, porque para além de ser tóxica é abortiva. Por isso: cuida-te!!!