quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A face embaraçado do ano 2010



Seria uma tolice tentar prever como vai ser o Ano 2011. Até porque se for buscar nos papéis sociais, os atores incumbidos para executar esta função, são os magos e os adivinhos. Não sendo nem uma coisa nem outra, recuso também fazer aqui, às perspetivas habituais nesta época do ano, deixe que lhe diga o seguinte caro leitor - aqui na Internet há uma maior profusão de opiniões, que normalmente não estão sujeitas a qualquer verificação rigorosa dos factos ou escrutínio editorial.  Garanto-lhe por isso que estarei para lá dos agressores de serviço, que sob ferozes ataques apontam os pecados reais e imaginários dos outros, esquecendo os seus. E claro essas reações pecam por só levarem em consideração as realidades imediatas e as ramificações intermitentes dos acontecimentos.

Espero nunca representar papéis destes tristes filisteus que recusam maior parte das vezes, verter uma lágrima sequer, quando confrontados com a verdade dos factos.  Esteja descansado que este artigo não vai agoirar este Ano que mal acabou de nascer. Pois é, já estava esquecendo deste pormenor, este sim principal, que é de felicita-l@, sobretudo você prezado leitor deste Blog, um Próspero 2011.

Agora se me permite vou antes fazer, um pequeno balanço do ano 2010. Ou seja se alguém pedir-me para colocar um dos pratos da balança, escolheria o prato da sobrevivência. Sobrevive! Dou Graças a todas as Divindades (Deus, Ala, Buda, Irã, etc)) deste mundo. Obrigado a Todos! Você, eu, nós, conseguimos viver à vida mais um ano. Maravilhoso! Mas dizia, se tivesse que pesar os trezentos e sessenta e tais dias, sem avançar com números de quilos, diria que teve um peso de chumbo. Tão pesado, tão pesado, que só quem conhece as técnicas de pesca com "tchumbarda" saberia entender o que pretendo dizer, e o ponto que quero chegar.

O ano 2010, na minha humilde opinião, teve até aquela cor cinza, do chumbo fundido. Na minha opinião! Aqui em Portugal foi o que foi. Na Guiné-Bissau houve mais um "golpe" para não variar. Em relação a Portugal, vou buscar apenas um indicador de pódio, o Desemprego, que ajuda a medir e melhor entender como se consegue custear a vida num país, segundo o entendimento dos economistas. Aqui esse indicador, atingiu níveis nunca visto. Mais de meio milhão de almas ficaram sem postos de trabalho, para custear a sua subsestência. Mas mais interessante foi reparar, que embora o bombardeamento dos média sobre o fenómeno, o ser humano confirmou comportamentos seculares, aquela da passagem bíblica sobre os leprosos. O desempregado passou praticamente o ano passado todo, sendo tratado como o "leproso"  social do nossos tempos.

Isso tudo graças ao desgoverno do ator político-social, da ilustração deste artigo, o corrupto PM José Socas. Com casos como Freeport, Face Oculta e etc, confirmou e demonstrou que a corrupção cresceu quase ao mesmo nível que a Pobreza. E claro houve também um crescimento nos lucros dos artigos de luxo em 2010. Este país  decresceu de forma acentuado nos últimos seis anos com o governo liderado por este "engenheiro". Hoje ainda, segundo a reputada revista The Economist, Portugal faz parte do plutão da frente dos países que menos crescem na Europa comunitária. Isto quer dizer que goza de uma contração cada vez maior e com níveis elevados de risco de uma forte recessão económica no ano 2011. Aqui está-se contraído economicamente falando, claro.

Mas se o leitor pensou, que com esta ilustração tento logo a partida escurecer, este novato ano, peço-lhe desde já que ignore essa impressão. E muito menos quis fazer um ataque pessoal ao José Socas, mas agora se perguntar se é uma crítica ao PM português, dir-lhe-ei que sim, é! Por isso reconheço, que essa figura tem um quê de catastrófico, ou mesmo de dantesco, e peço a sua atenção pelo seguinte: é que gostei tanto deste cartoon do patrono desta terra, e gostei sobremaneira dessa pose igual ao recorrente desnutrido do continente Sul. Então com essa tanguita a meter medo, é difícil não reconhecer a criatividade do cartunista. Quando encontrei esse cartoon, fez-me logo aquele click de amor a primeira vista. 

Se o PM português ficar nesse estado, se isso acontecer este Ano Novo, então não posso deixar de acreditar que será um bom ano. Porque vai ser um ano extremamente democrático. Pois vou partilhar as canseiras que tenho vivido neste país, com o personagem principal e causador do estado em que se encontra Portugal.

Adiante! Falo ou escrevo este artigo, com total liberdade, porque nunca beneficiei de nenhum dos subsídio de dependências posto a disposição aos desempregados e que serve de bandeira social deste senhor que se diz socialista. E também nunca contou para a minha sobrevivência, o "fantástico" rendimento de reinserção social, que serve de trunfo quando este governo socialista fala do Estado social. Embora se bem me lembro, o secretário de estado da Segurança Social, aqui em Portugal foi um colega de carteira, numa passagem pelas calçadas do São Bento onde se estuda economia.

Voltando ao assunto central. Como vai ser este Novo Ano? Para Portugal, não é preciso ser adivinho! Para à Guiné-Bissau, quero acreditar que a situação vai melhorar. Os políticos vão se entender, o país vai produzir mais e a estabilidade vai reinar. Em relação à Ordidja garanto que vamos fazer tudo para manter esta posição neutral em termos de ponto de vista, tentando postar as figuras encenadas da atualidade, procurando sempre às palavras certinhas, para acompanhar.

Vamos continuar a espalhar esta genes da cidadania para as massas mais desatentas, com o rigor devido, em nome do chamado relato isento. Reconhecendo que não sendo um ato ilegal, mas, quando levado ao extremo torna-se ofensivo. Confesso que este poder das redes sociais digitais, tem um quê de engraçado, pois faz termos os poderosos debaixo do olho. Giro não é? E se em relação a Portugal não é difícil perceber quem teve a face embaraçado, em 2010, já em relação à Guiné-Bissau...