quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Luto Lusófono

Malangatana 
Fonte: Lusa

Homenagens ao pintor Malangatana hoje no Porto e sexta em Lisboa
  
O pintor moçambicano Malangatana, que morreu na quarta-feira, vai ser homenageado hoje no Porto e na sexta-feira em Lisboa, estando prevista a trasladação do corpo para Moçambique na próxima terça-feira, disse à Lusa fonte da embaixada de Moçambique. Segundo a mesma fonte, a homenagem de hoje realiza-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a partir das 15h00. Na sexta-feira, o corpo do pintor seguirá para Lisboa, para o Mosteiro dos Jerónimos, onde Malangatana será homenageado pela comunidade moçambicana e entidades oficiais.

Na próxima terça-feira, dia 11, às 18h40, o corpo será trasladado de Lisboa para Moçambique, onde serão realizadas as cerimónias fúnebres. Malangatana Valente Ngwenya, nascido a 06 de junho de 1936, em Matalana, Maputo, morreu na quarta-feira no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, vítima de doença prolongada. Grande perda para a lusofonia. A morte de Malangatana, aos 74 anos, foi lamentada por artistas, amigos, políticos e entidades oficiais do mundo lusófono, que sublinharam o carisma e humanidade do pintor, ao mesmo tempo que assinalaram a grande perda para a cultura lusófona.

O talento para as artes viria a ser "descoberto" nos anos 1950 pelo arquiteto português Amâncio (Pancho) Guedes, que o incentivou a pintar e a desenhar, cedendo-lhe um espaço na garagem de casa. Mas Pancho Guedes, que recebeu com muita tristeza a morte do amigo de décadas, sublinhou que Malangatana "fazia uma pintura que era só dele, não precisando que ninguém lha ensinasse ou a interpretasse". Da mesma forma, vários artistas moçambicanos lamentaram o desaparecimento do "maior ícone" da cultura do país de origem e "uma perda irreparável".

"O que se pode falar de um embondeiro da cultura e um dos mais representativos de África?", questionou o artista Naguib, enquanto o pintor Jorge Dias, por seu turno, apelidou-o de "pai das artes em Moçambique e o artista que mais influenciou as gerações mais novas". O escritor moçambicano Mia Couto afirmou que o país perdeu hoje "uma espécie de embaixador permanente da cultura" e a artista plástica Ãhngela Ferreira, natural de Moçambique mas que reside em Lisboa, apontou que o pintor "era uma força da natureza", e "conseguiu ser uma figura respeitável como pintor e africano, mesmo no tempo do colonialismo, o que era difícil". Para o Governo moçambicano, a notícia também foi uma "surpresa" recebida com "profunda tristeza", e o ex-Presidente moçambicano Joaquim Chissano considera que "a cultura está desfalcada" de um "animador de cultura em todos os aspetos".

Em Timor-Leste, o secretário-geral da FRETILIN, Mari Arkatiri, considerou a morte de Malangatana "uma grande perda para o mundo da arte" e para os países de língua portuguesa. Da mesma forma, o secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Domingos Simões Pereira, considerou o desaparecimento do artista uma "grande perda para o mundo", porque Malangatana ultrapassou as fronteiras de África. Em Portugal, a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, e o secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, também em nome do Governo, expressaram pesar pelo falecimento de Malangatana, sublinhando que "o carismático pintor moçambicano deixa um legado de intervenção e criação cultural de grande expressão no mundo lusófono e de reconhecimento internacional". O Presidente da República, Cavaco Silva, lamentou a morte do "artista de exceção e um dos mais expressivos símbolos da união entre a arte moçambicana e portuguesa".


Esq. a Dir - uma admiradora, Dra. Maria Barroso Soares e Malangatana (Évora) 

Malangatana 1936-2011. O embondeiro da arte moçambicana

Joana Stichini Vilela, Publicado em 06 de Janeiro de 2011  

Fonte: i informação

Nasceu numa família pobre, foi pastor, apanha-bolas e até preso político. O pintor morreu ontem, vítima de cancro. Tinha 74 anos

Tal como os países e as rotas marítimas, os artistas também têm descobridores. O de Malangatana foi o arquitecto Pancho Guedes. No final da década de 50, quando o jovem moçambicano era um mero empregado de mesa do Grémio Civil, em Maputo, o português disponibilizou-lhe um espaço na garagem para pintar à noite. E não ficou por aqui. Todos os meses lhe comprava dois quadros a preços inflaccionados. Pouco depois, o rapaz decidiu apresentar o trabalho ao público. Foi um sucesso. "De um ano para o outro [o Malangatana] passou de simples empregado de bar e limpezas num clube de elite moçambicano para um pintor de grande reputação", recordou ontem Pancho Guedes, surpreendido pela morte do antigo protegido. "Fazia uma pintura que era só dele, não precisando que ninguém lha ensinasse ou interpretasse."

Pastor, curandeiro e mainato Malangatana Valente Ngwenya nasceu a 6 de Junho de 1936 em Matalana, perto da então Lourenço Marques, hoje Maputo. Até adoecer, a mãe bordava cabaças e afiava os dentes das raparigas, como se usava na altura. O pai era mineiro na África do Sul. O miúdo acabou por ir viver com um tio paterno. Estudou até ao segundo ano na Escola da Missão Suíça na Matalana, que adorava. "Podíamos aprender várias técnicas criativas como olaria, cestaria e trabalhar a madeira para além de ler e escrever", contou em 1989 à revista "New Internationalist". Quando a instituição fechou, passou para a Escola da Missão Católica em Bulázi. Mas por pouco tempo. Aos 11 anos, concluído o terceiro ano e considerado já adulto, Malangatana começou a trabalhar.

Foi pastor, aprendiz de curandeiro (ensinado pela tia), mainato (empregados que lavavam e engomavam a roupa) e tomou conta de crianças, até chegar de forma providencial ao clube de ténis."O apanha-bolas era um tal de Malangatana Ngwenya, que no fim de uma tarde de desporto se acercou de mim para me pedir se por acaso não teria em casa um par de sapatilhas velhas que lhe emprestasse", contou em 1989 o artista plástico e biólogo Augusto Cabral. Nessa noite, o rapaz foi a casa dele e viu-o pintar. Pediu-lhe que lhe ensinasse. Recebeu em resposta tintas, pincéis e placas de contraplacado: "[Pinta] o que está dentro da tua cabeça." Depois veio a garagem de Pancho Guedes, a exposição colectiva de 1959 e o sucesso - que espantou Augusto Cabral - até se tornar no embondeiro da arte moçambicana. Malangatana pintava o povo de Moçambique, a opressão colonial, a resistência e a guerra civil. Cenas quotidianas, imbuídas de dor e revolta. "Quando conheço pessoas, rio, canto, danço. Quando me dirijo à tela sou outro Malangatana", explicou à "New Internationalist". Chegou a ser preso pela PIDE, acusado de pertencer ao movimento de libertação FRELIMO. Muitos anos depois, de 1990 a 1994, seria deputado pelo partido.

A rir até ao fim A morte de Malangatana apanhou muitos admiradores de surpresa. Em Outubro, na inauguração da exposição de desenhos e pinturas ainda patente na Casa da Cerca, em Almada, "contou histórias, riu, brincou com amigos", lembra a directora do espaço Ana Isabel Ribeiro. Era famosa a boa-disposição do Moçambicano, que muitas vezes cantava de improviso em palestras e reuniões de amigos. Malangatana foi internado no dia de Natal no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde a filha é médica. Morreu ontem às 3h30, vítima de cancro, com 74 anos. O corpo vai ser agora trasladado para Maputo, onde o aguardam cerimónias oficiais.

                Doutor Honoris Causa(foto: Universidade Évora)
Nota Ordidja

Foi com grande pesar que recebemos a notícia do desaparecimento físico do mestre das artes plásticas moçambicano. A data de ontem ficará para sempre marcada pela grande perda de um dos maiores vultos da cultura lusófona. Descanse em Paz camarada Malangatana Ngwenya.

Agora peço ao leitor que tire a sua conclusão depois de ler a segunda notícia. Não me venham dizer que este estilo de jornalismo, não roça muito aos saudosismo ultramarino, ou melhor se não tem aquele toque nostálgico colonial. Este mesmo jornal I, no ano passado montou aquela estória com um conselheiro político da delegação da União Europeia (EU) na Guiné-Bissau. Quem não se lembra? Mas releia antes o artigo, e pense!