terça-feira, 15 de maio de 2012

Pensa no que...

PR Manuel Serifo Namajo 


Antes de ter a maior notícia do dia permitam algumas interrogações. Será hoje? Aquele novo dia que tanto se aguarda? À Guiné-Bissau, ganha se isso acontecer. A ansiedade para se fazer cumprir o primeiro decreto presidencial, é muita. Quando será comunicado com aquela máxima final “publique-se”. Os guineenses e o mundo aguardam pela entrada ao palco, do novo chefe do executivo que, durante um ano irá governar o país.  Depois de escutar ou ler as metas apresentadas, vou dar o habitual benefício da dúvida. Embora alguns pontos já se conhecem, partilho alguma preocupação como boa parte dos guineenses.

Ação central será, preparar às próximas eleições presidências e legislativas? Isso quer dizer que  ganhará em 2013, aquele que for de forma, JUSTA, TRANSPARENTE e VERDADEIRAMENTE escolhido com mais votos, entre os guineenses de fora e dentro do país? Se isso acontecer, e quero acreditar que aconteça, aceito, esta solução. Haverá solução mais honesta do que esta?

O PR não é militar, e o poder estará nas mãos de um civil, embora eleito para ser deputado do Povo. Ok aceito.  E a proveniência (?)  é de uma  parte fragmentada do P.A.I.G.C, e sabe-se que é elemento da estrutura partidária, que ganhou as legislativas em 2009.

Vai-se criar um novo Governo de... ainda não sei o nome. Depois vêm as denominações e os predicados. Perante a resistência sem beira, nem eira, da outra parte (derrotada como já se previa) do P.A.I.G.C.A minha opinião neste momento é esta: Que fassam  anarquia pelos corredores da sede do partido dos camaradas, mas não baguncem o país. Aceitem, esta solução!

Para dar suporte à ação presidencial, vai ser preciso medidas cabíveis, mostrando a realidade palpável. Creio que todos têm noção que já se porfiou bastante. E outros tantos ainda estarão dispostos a porfiar. Que seja!  Muitos já analisaram, refletiram e pensaram sobre os antecedentes de 12 de abril. Bacana! O saldo desta paralisação, ainda vai obrigar muitos escrevinhadores, teclar impressões. Ótimo! Sequelas desta rotura que dividiu-nos tentando nos separar, e espero que não nos quebrou o suficiente, para pensarmos e escolhermos, à Guiné como prioridade máxima. E este período como o início de uma nova caminhada da Guiné para o Amanha.

Pensar na Guiné obriga-nos avançar, por isso aceito esta solução. E, sobretudo se isso ajudar que o país volte à normalidade, que as instituições retomem as suas funções e que o Povo deixe de ser torturado física e psicologicamente. Já nada pode empenar os próximos atos, porque é à força da razão e do presente. Entoo um novo poder na Guiné-Bissau. Escute-o!  Muito trabalho e sacrifícios são precisos para retomar o curso da existência do Estado. Isso é básico e obvio, oh nativo. Estou a ver que é preciso uma boa e forte dose de UNIÃO, nessa tola.

O TEMPO ditou as regras.  

Se em 2010, precisamente no primeiro dia do mês abril, ações bisaras usurparam o quotidiano guineense, ultrapassando a mentira que se celebra mundialmente nesse dia. Dois anos depois, a força da razão, imperou e fechou o ciclo de uma década, do empresário-político e, ex-PM Carlos Gomes Jr. Essa é a grande verdade, combatida por uns tantos que ainda acreditam em falsas ilusões! É uma falsa ilusão o que alguns ainda estão a tentar vender. Caiam na real, não houve maioria absoluta (primeira falsa ilusão), não houve segunda (falsa ilusão) volta para às presidências e, meu caro, esta decisão rapidamente apelidada da CEDEAO, a meu ver, está tomada. E incoerência é não aceitar que o presidente da República e o PM sejam guineenses e não nigeriano tampouco angolano.

2002/2012, o que desejaria saber @ leit@r? Quem crê em consciência, sabe que cometeria uma quase injustiça ou quase impiedade, se tivesse que refletir sobre esse período. Talvez haja tempo para isso um dia. Por agora não gostaria de olhar para o passado, opto pela arte suprema de engolir desfeitas e disfarçar desaires e enfrentar o futuro.

Basta de adrenalina e alta tensão desde o dia 12 de abril. Eu cá, já respirei fundo e, quero soltar aquela sensação do perigo e incerteza. “Trabalhem” alertou-nos o americano, que como todos sabem, manda no MUNDO, e gostamos de (re)citar aquela passagem do discurso do PR Kennedy! Pensa no que...