quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Imagens que mutilam o otimismo



Opinião:

Continuando na vaga do debate que se criou a volta daquilo que foi considerado por muitos “ terrível ato” do fotojornalista sul-africano Kevin Carter, que pessoas de má-fé e de mentes malignas, chamaram de “abutre”.

Trago outra foto para ilustrar este pequeno artigo de opinião, uma foto que foi utilizada em tempos atrás como cartaz para uma campanha de solidariedade aqui em Portugal. Não trarei o nome da instituição que fez a referida campanha, até porque considero irrelevante, nesta altura do campeonato. Mas, posso adiantar que foi uma das muitas campanhas que se fizeram em nome dos que na época da referida foto se chamavam países sub-desenvolvidos. Hoje com a onda do  politicamente correto, chamam-se países em vias-de-desenvolvimento ou baixo rendimento (conforme as vontades) mas que na gíria de muitos gabinetes onde são criadas estas campanhas, são mais conhecidos por: os coitadinhos e famintos africanos. Isso para dizer o quê? Aviso já o seguinte: quero acreditar que a criança desta foto está viva. E não serviu de banquete para nenhum “abutre” ou aquilo que chamamos na Guiné, Djugudê.

É que depois desta descoberta dos jornalistas do jornal espanhol, EL MUNDO, que altera as convicções e prova que afinal a criança fotografada pelo malogrado Carter, não foi banquete do “abutre”. E volto a relembrar que essa foto ou imagem deu volta ao mundo, carregando a versão contraria. Imagine o leitor que fosse nos dias que correm, e que essa foto tivesse ganho o Pulitzer. Então com sites, blogs e redes sociais (facebooks, hi5 e etc…) onde muitos forjam opinião, sem factos e com base na “interpretação” NEGATIVA das imagens. Sobretudo aqueles que gostam mais de julgar do que agir. 

Mas dizia: é talvez chegado altura de se falar da utilização de fotos que envolvam crianças nas campanhas que se fazem pelo mundo inteiro. Algumas instituições e ONGs são craques nisso. Agora, o que me faz pena, é quando muitas vezes constato, que ainda está instalada em algumas cabeças ocidentais (e daqueles que têm o ocidente como único quadro de referência) a facilidade de agregar estas imagens, ao conceito de “assistencialismo” aliado as políticas de ajudas. Ainda por cima afirmam que essa é a melhor via de se fazer, ou exercer, à cooperação com os ditos países pobres. Não será preciso escrever aqui, qual a minha opinião, até porque isso não é o que importa. E nem é fundamental. Porque o fundamental, é que haja pão, e que as crianças do mundo inteiro deixem de viver com barriga fazia, e parem de morrer de fome. E isso tem acontecido e infelizmente acontece, todos os dias no ocidente e em larga escala em África!

Todo este alarido, sobre a foto de Kevin Carter, e com base nas leituras que fiz das imensas opiniões formuladas sobre este tema, fez-me pensar como seria magistral investigar e tentar saber, se a criança desta foto que trago, conseguiu ou não se salvar (embora continuo a acreditar que sobreviveu como escrevo mais a cima) depois da ajuda daquela MÃO BRANCA que se vê estendida, como reclama a imagem. Seria interessante não seria? De imagens em imagens vão-se mutilando o futuro de muitos países donde são essas crianças. Será que vale a pena perguntar se essas imagens fazem crescer o afro-pessimismo? É melhor não!? Pois já digo no título que mutilam o otimismo!

Deixem-me apenas terminar, com esta nota, isto porque hoje, preferi não debruçar em assuntos relacionado com à Líbia, e muito menos quis fazer considerandos sobre o discurso delirante de Kadhafi, porque está cada vez mais evidente o estado avançado de agonia política, do futuro ex-presidente da Líbia.