sábado, 2 de abril de 2011

Aqui vai,


A RDP-África está de parabéns! Completou 15 anos de emissão, cumpriu com regularidade mais um ano de funcionamento, sintonizando o espaço da lusofonia. Estou de acordo que foi “partilhando a dor e alegria” estando em desacordo com a passagem do hino que remata “sem raça crença nem cor”. Somos e seremos “duma só família” que se entende em português.

Mas para ser sincero, gostei daquilo que vi na caixa-mágica (televisão) na noite passada (sexta-feira). Com um maravilhoso cenário, que fez dançar muita luz e cor, um leque de artistas admiráveis, que de forma natural souberam, celebrar a confraternização na multiculturalidade, ou seja, assisti com muito gosto na TV, a festividade do aniversário da RDP-África este ano. Estão de parabéns!

No ano passado, também estava na Guiné-Bissau, quando se tentou fazer festa semelhante. Minutos depois de ter ouvido uma “penosa”(penosa, porque Nuno Sardinha deu azar nesse dia) entrevista com o presidente da república, Malam Bacai Sanha, em direto na RDP-África, deu-se o golpe. Pois noutra fração de minutos, nesse mesmo dia, escutei através da Rádio Sol Mansi, o facto do primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, ter sido detido (preso) pelos militares, a mando do Chefe de Estado-maior da Forças Armadas, António Indjai. O guineense gosta de medir força!

Quem precisar de argumento para filme de “susto-penso” ou melhor “suspense”, nada melhor que o retrato desse dia 1 de abril do ano que acabou de passar, em Bissau. Hoje, quando me lembro e tento refazer uma reposição de cada fragmento de memória que guardo desse dia, de minuto ao minuto, as imagens que me aparecem na tola, são como se de filme se trata-se. O guineense gosta de cinema!

Já agora, se @ leitor@ conhecer um realizador ou querer fazer este filme e precisar de sugestões de títulos para o enredo, aqui vai alguns, deste péssimo guionista: “ 1 de abril de 2010 Hora à Hora da grande farsa” ou “ 1 de abril vinga-se na Guiné, tornou-se verdade” ou “ Primeiro de Abril, a verdade de várias mentiras” “ 1º de abril, dia da explosão, não rebentamento, não foi falso alarme, não falso alarme II” “ 1 de abril, a vitória do benfiquista Bubo” etc, etc.  

Bom, mas a intenção aqui, não é falar de “uns” de abril, nem de política e tão pouco da Guiné-Bissau. A verdadeira intenção é, felicitar, o grande espetáculo realizado na Aula Magna de Lisboa, que coroou o evento de mais um aniversário desta secção da emissora pública portuguesa, RDP-África, que aborda os assuntos africanos (o como?i hoje não é para aqui chamado) e é um canal de rádio que trás informações sobre este vasto mundo lusófono, todos os dias.

Com emissões em sinal aberto, em alguns países e “sinais fechados” noutros. Em Angola por exemplo, vai-se lá saber porquê que os sinais são fechados. Isso preocupava-me, mas agora já não preocupa mais, até porque à Guiné-Bissau assinou vários acordos de cooperação com Angola, precisamente, na área da Comunicação Social. Ah pois, ou seja não venham falar depois duma Liberdade, se...

Um aparte Hoje, se estiver em Luanda, não se esqueça de participar na manifestação. Vai se pedir apenas MAIOR Liberdade em Angola, e maior respeito pela dignidade e o direito humano de sermos informados num espaço de livre expressão. Não perca esta manif, se está em Angola, sobretudo em Luanda e acredita que o povo angolano merece viver melhor.

Confesso que tenho estado confuso com os dias, mas a culpa é do calendário, que não me tem avisado quando muda o dia. Não sei se repararam, mas o mundo estava numa quinta-feira, 31 de Março, e o vosso articulista de plantão, já falava, ou melhor escrevia uma carta de amor elogiando sexta-feira. Não se assuste, tenho “consciência” de que sou o dono do tempo neste blog, apenas neste blog (ainda bem), embora “só sei que nada sei” que “falsos alarmes” e notícias deprimentes, mantêm alguns editores virtuais ativos e divertidos, como por vezes as trocas dos dias são divertidos para mim.

Bem-haja, este ano no 1º de Abril, não houve uma só notícia, digno de registo, que mancha-se o quotidiano dos guineenses com os horrores de sempre. E, também não houve uma notícia que deprime-se o ambiente político-social na Guiné-Bissau. Isso é positivo! Embora na véspera, quinta-feira, já se faziam explodir “bombas” em Bissau, com aquele toque de “falso alarme” com as mesmas técnicas bombásticas de costume. O de sempre. Haja Rigor paaaaaaaaaaá!!! O guineense gosta de drama!

Mas qual era mesmo a intenção deste texto? Ah, parabenizar à RDP-África, pelo aniversário e por terem dado sorte desta vez à Guiné-Bissau. Senão vejamos: Na sala estava um único PM, e era guineense. O Juca Delagado com uma excelente direção artística e musical abrilhantou, o espetáculo, ele é, guineense. Na sagrada escritura está que “os últimos são os primeiros” aproveito para felicitar o amigo e colega Waldir Araújo, pelo belo hino que escreveu e que ficará na estória daquela Estação! Só podia ser um guineense a escrever esse hino para RDP-África. Haja harmonia.                         

Peace!!!