terça-feira, 11 de setembro de 2012

Daniel Pereira é cidadão honorário de Brasília


Embaixador Daniel Pereira

Fonte: A Semana

Daniel Pereira, embaixador de Cabo Verde no Brasil há seis anos, foi declarado cidadão honorário de Brasília, distrito federal. A sessão de outorga do título é já na quarta-feira, 12, e acontece no plenário da Assembleia Legislativa da capital política do Brasil.

A laúrea, uma proposta da deputada brasiliense Luzia de Paula, distingue a intensidade da intervenção de Daniel Pereira na sociedade brasileira, que ultrapassa largamente as suas funções de embaixador de Cabo Verde no Brasil e alcança "o cenário cultural-administrativo e até religioso" local.

Para Daniel Pereira, na diplomacia há cerca de 20 anos - cumpriu a sua primeira missão diplomática entre 1993 e 1997, na Holanda-, a laúrea como cidadão honorário de Brasília é uma distinção que recebe com sentimento de “grande honra”.
Porque Brasília, “cidade sonhada na dimensão da grandeza de um povo, trabalhada no esforço e coragem, me acolhe como seu filho e tem em mim um sentimento de pertença e comunhão”, diz Daniel Pereira, que antes de Brasília chefiou durante um ano a embaixada de Cabo Verde em Lisboa.

Além disso, afirma o diplomata de 61 anos licenciado pela Universidade Clássica de Lisboa (Faculdade de Letras), receber tal comenda a 12 de Setembro, dia em que “nasceu Amílcar Cabral, pai fundador das nações da Guiné Bissau e Cabo Verde, sensibiliza-me”.

Daniel Pereira é também historiador e autor de diversos livros sobre a história de Cabo Verde e de algumas das suas principais personagens. Entre os seus trabalhos publicados contam-se Cabo Verde - Marcos cronológicos da Cidade VelhaA importância histórica da Cidade Velha e Cabo Verde – Apontamentos históricos sobre a ilha do Fogo.