quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Leitura obrigatória...

no comment...

Caros Colegas,

É com muito prazer que anuncio a publicação do mais recente Relatório Especial do CEEA titulado "Promover a estabilidade e a reconciliação na Guiné-Bissau: Lições do primeiro narco-Estado de África."

Normalmente referido como sendo o primeiro narco-Estado, a crise na Guiné-Bissau oferece uma visão abrangente da ameaça que níveis crescentes do tráfico de estupefacientes representam em África. Não havendo violência generalizada, esta ameaça é frequentemente mal entendida e minimizada. Fazê-lo ignora a deterioração interna das estruturas estaduais, que acontece ao passar do tempo e fora da atenção pública, como consequência da penetração progressiva de redes de crime organizado. Quando as ramificações desta instabilidade se demonstram, a tendência é para reagir aos sintomas e não às causas profundas destas crises.

Neste Relatório Especial do CEEA, "Promover a estabilidade e a reconciliação na Guiné-Bissau: Lições do primeiro narco-Estado de África," Davin O'Regan, Especialista de Pesquisa do CEEA e o Peter Thompson, um mediador com a Comissão para a Reconciliação Nacional da Guiné Bissau, examinam os factores de instabilidade multifacetados na Guiné Bissau e os efeitos, por vezes mal entendidos, que estes têm na África Ocidental. 

Reconhecendo as dimensões transnacionais da crise na Guiné Bissau, os autores fazem um balanço das lições da experiência da Guiné Bissau em relação ao desafio geral do combate ao tráfico de estupefacientes em África, na Europa, America Latina e os Estados Unidos. (Carregue aqui para aceder o Relatório.)


Os Relatórios Especial do CEEA apresentam pesquisa e análise aplicadas, com o fim de conseguir um melhor entendimento dos desafios da segurança em África.

As versões em Inglês e Francês já se encontram no website, e estes, tal como osRelatórios passados, podem-se encontrar aqui: http://africacenter.org/acss-publications/  
  
Como sempre, agradecemos o vosso comentários. 
Joseph Siegle, Ph.D.
Director of Research
Africa Center for Strategic Studies (National Defense University)