terça-feira, 26 de maio de 2015

O Mediatismo sabido por todos…




“As autoridades guineenses criaram grandes expectativas a volta desta visita real, pois, além do seu simbolismo da conquista política e diplomática que representa para o Presidente da República da Guiné-Bissau, pode proporcionar importantes ganhos económicos”, lê-se no documento.


“É por todos sabido que as obras de requalificações do Palácio da República e da Praça dos Heróis Nacionais foram financiadas pelo Reino Xerifiana”.Excertos da nota do Gabinete de imprensa da Presidência da República da Guiné-Bissau in ANG. 
 Divulgou-se esta nota da Presidência da República, ontem, segunda-feira 25 de Maio, conhecido mundialmente como dia de África. Pouparei aos leitores(a) das considerações sobre este dia. A intenção aqui é analisar o documento da PR. Não só a nota peca pelo atraso, devia ser divulgada no mínimo na semana passada, como também tenta destacar os ganhos que se esperam da visita do Rei, quando rematam “…além do seu simbolismo da conquista política e diplomática que representa para o Presidente da República da Guiné-Bissau,…” como também peca pela falta de semântica na afirmação.

Outrossim, a mesma nota revela que, supostamente, seria do domínio público, ou seja “por todos sabido”  que às obras estão sendo financiadas pelo “Reino Xerifiana”. Fiz uma pequena incursão pela imprensa escrita tanto as versões em papel ou digital, tenho assistido regularmente os noticiários na TV e tenho escutado a minha predileta rádio e confesso que não encontrei uma informação ou notícia, sobre o assunto e não me lembro de ter escutado ou visto algo.

Já agora, alguém saberá me explicar quanto está custando, a requalificação da Praça dos Heróis Nacionais? Ou será segredo de Estado?
Quanto entrou para os cofres do Tesouro Público, vindo de Marrocos para a preparação da visita?

Ou confirma-se que está a funcionar um ministério das finanças “sombra” há muito tempo nas traseiras do palácio?

Nota-se que o mediatismo em relação a visita do monarca marroquino, já está a ser preparado e montado. Espero que consigam! E como na Guiné existem decisões que conspiraram para agravar e azedar, ainda mais o fosso da relação das duas figuras das estruturas-mor da nossa governança, lembrei-me que o executivo convocou o próximo conselho de ministros em Bafatá.

Quem não se lembra da notícia lançada na semana passada que dizia “O Governo de Domingos Simões Pereira agendou para 29 de Maio a primeira reunião do Conselho de Ministros em Bafatá, sede da região do mesmo nome, no leste da Guiné-Bissau.”

Que feliz coincidência! Logo com o monarca na capital, o governo resolve fazer mais um “retiro” desta feita na cidade berço do saudoso Amílcar Cabral. Ou será que o Rei estará em Bafatá no dia 29 de Maio?

Ou sim ou não?