sábado, 27 de junho de 2015

Maria Barroso “em estado muito critico”

FONTE: RR
Antiga primeira dama, de 90 anos, terá caído em casa na quinta-feira à noite. Nova actualização do estado de saúde não deverá ser feita esta sexta-feira.

O porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata, confirma que Maria Barroso, mulher de Mário Soares, se mantém internada nos cuidados intensivos do hospital e em "estado muito crítico".

A mesma fonte adianta que um novo boletim clínico sobre o estado de saúde da antiga primeira dama será feito apenas quando se justificar, sendo que não é expectável que isso aconteça ainda esta sexta-feira. Maria Barroso terá caído em casa na quinta-feira à noite e bateu com a cabeça fazendo um "traumatismo craniano complicado por hematoma subdural".

Política, humanismo, cultura

Maria Barroso, 90 anos, casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel. Actriz, foi uma das fundadoras do Partido Socialista, liderado por Mário Soares, em Badem Munstereifel, na Alemanha, em 1973. 

Um dos seus últimos cargos públicos foi a presidência da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo também dirigido a Fundação Pro Dignitate, que ajudou a fundar. Diplomou-se em Arte Dramática na escola de Teatro do Conservatório Nacional e licenciou-se depois em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde conheceu o futuro marido, Mário Soares. 

Maria Barroso estreou-se na companhia de Rey Colaço, Robles Monteiro, no Teatro Nacional D. Maria II e participou em vários filmes, como "Mudar de Vida" (1966), de Paulo Rocha. 

Antes do 25 de Abril de 1974, foi candidata da Oposição Democrática, nas eleições de 1969. Com a democracia, foi eleita deputada pelo PS nas eleições de 1976, 1979, 1980 e 1983. Foi professora e directora do Colégio Moderno, fundado pelo sogro, João Soares. Durante a ditadura, foi proibida de dar aulas.


Ordidjanotando

Trabalhei 4 anos com a MULHER, avó e madrinha Maria Barroso, num edifício colado à Basílica d’ Estrela, que tinha só num lance de escadas 36 degraus, e na altura, com 84 anos de idade, era impressionante ver nela a enorme vontade de trabalhar, lutar e “nunca baixar à guarda na política” como dizia, repetindo quase todos os dias, como se fosse uma mantra “meus filhos já vos disse, se um dia tiver que morrer, vai ser de pé e trabalhando”. Recusava categoricamente subir no pequeno elevador.  


VAMOS REZAR POR ELA!!!