terça-feira, 30 de junho de 2015

GUINÉ-BISSAU: Um Governo que não dorme!



O futuro duma nação como a nossa, não pode ser encarada como um "jogo de poker", onde um ganha e o outro perde. Porque quando se trata do futuro duma nação, os acontecimentos costumam traduzir-se em vitorias ou derrotas colectiva. Ou seja, dependendo de aquilo que acontecer, todos ganham ou todos perdem (Jean Claude Juncker).

Está claro que em Guiné há pessoas que nunca vivem bem com as boas coisas conseguida pelos outros; mesmo que estes outros sejam filhos da terra e que o bem conseguido acabe por beneficiar a todos (incluído eles os CONTRAS...).

Isto, é precisamente o que se está a verificar no nosso País. Porque temos um governo que com todas as suas imperfeições, conseguiu apenas num ano de exercício das suas funções, o que nenhum outro tinha conseguido até aqui.

Ai não, então vejamos:

1º - O governo conseguiu quase num "tempo record" resgatar a boa imagem do País, que estava completamente machucada pelos acontecimentos do 12 de Abril de 2012, Alias, conseguiu reposicionar o Estado Guineense ao mais alto nível, em todas as instituições e organismos internacionais de relevo, que por e simplesmente tinham, borrado o nome do nosso País no mapa, na raiz da alteração constitucional verificada no Abril de 2012.

2º - Conseguiram igualmente restabelecer a credibilidade do País perante os investidores e parceiros internacionais, e que como todos sabemos são o suporte financeiro do nosso País, que é o mesmo que dizer, quem sustenta a barriga do nosso Estado. Alias, a realização e o inegável sucesso obtido na mesa redonda de Bruxelas é prova inequívoca disso. 

3º - Em apenas 1 ano de governação, conseguiram repor (ainda que com algum atrasos pontuais), os salários na função pública, nomeadamente na saúde e na educação. E ao mesmo tempo, estão na medida do possível, recuperando e reestruturando infraestruturas, particularmente as estradas.

4º - Para mim, talvez seja este o ponto mais importante. Porque, tendo em conta que somos um País cujo povo está constituído na sua maioria por pessoas que se dedicam a agricultura; uma agricultura essa que está neste momento focada na produção e comercialização de castanhas de caju, o facto, de num marco histórico, o governo ter conseguido fixar o preço da compra das castanhas ao produtor (lê-se agricultor), num valor que ronda o dobro ou triplo do que vinha sendo praticado até aqui, mostra sem sombra de duvidas, de que este governo está imbuído de espírito reformista. E falando de proezas, o recente acordo assinado entre o governo e o banco mundial, para um financiamento de $ USD 78.000.000,00 (manga di cfa`s), que visa resolver os problemas energéticos do nosso Pais a longo prazo, é um definitivo CARIMBO DE OURO das ações do governo. 

Podia estar aqui a nomear mais e mais pontos, mais acho que para um bom entendedor, meia palavra basta. Tanto progresso em tão pouco tempo, deixa a impressão que os nossos governantes não dormem e que passam dia e noite a trabalhar, para acautelar o almejado desenvolvimento que todas as pessoas de bem aspiram para o País.
 
Quanto a pergunta se o que foi alcançado até aqui é suficiente para alimentar os nossos egos (?), a resposta é obviamente, não. Como qualquer outro povo ambicioso, o nosso aspira obviamente por muito mais; mas, que ninguém esqueça que governar não é nada fácil, em qualquer parte do mundo, ainda mais num País chamado GUINÉ-BISSAU. Um País em que a fertilidade mental e o empreendedorismo, é sempre impresso em atos perversos e de sabotagem. AH GUINÉ!!!

Ordidjanotando

A politóloga que tem surpreendido muita gente com o nível e a capacidade análise está de volta, ao mural da Ordidja. Em tempos escrevi isto na página da Neusa no facebook: Cada vez mais surpreso com a sua capacidade de análise! Parabéns mais uma vez! Podes ter a certeza que continuo a ler os seus excelentes comentários, só não as publico por questões colaterais, que enquanto guineense tão bem conhece quanto yo. Fé, Esperança e, Coragem é a dica do momento em Bissau, enquanto se assiste o braço de ferro sobre a eterna dialética "força da razão" e "razão da força" no partido dos "camaradas". Fica bem!!! Ab