segunda-feira, 22 de junho de 2015

Se dúvida houvesse…



Entre as fontes contactadas são todos praticamente unânimes, numa questão. O presidente do partido PAIGC, Eng. Domingos Simões Pereira saiu mais forte e amparado do que entrou no Comité Central do último sábado. Numa maratona que começou sexta-feira, com o BP,  teve prolongamento das 11 horas da manha de domingo(21) até às 7 horas da manha de hoje, segunda-feira(22). Entre os pontos aprovados, na ordem da reunião, em quase todos a ala comandada pelo DSP bateu (largo & folgado) a ala contrária, que vai resistindo, e continua a tentar minar as bases nas quais se sustenta a atual direção.

Mais de oito dezenas de inscritos, todos tiveram direito à palavra, outros reclamaram maior inclusão de membros do partido no próximo executivo, outros tantos pediram a cabeça dos “intriguistas” de serviço (uma posição considerada tardia porque está ligada à cultura e prática política de muitos) e ainda outros sentenciaram o uso desprotocolado do Palácio da República e dos mobiliários existentes no edifício antes, da visita do Rei de Marrocos. Sobre este último assunto conta-se, que houve um intenso debate envolvendo militantes afetos à PR, que adentraram nos meandros de conhecimento dos vocabulários protocolares, mas não sortiu efeito pois foram completamente derrubados, por vozes influentes, que atuaram de forma dissonante e ajudaram a esclarecer que muitas das decisões foram tomadas fora da Comissão criada para o efeito. 

Resumindo, está claro que permanecerá o antagonismo entre as alas divididas desde o último Congresso de Cacheu, realizado em 2014. Agora uma coisa é certa, os membros do CC denotaram de forma flagrante, a impreparação (não fizeram o tpc) da ala que permanece “rebelado”. Ou melhor por domesticar!!! 


Se dúvidas houvesse, terminou esta manha com a demonstração clara do reforço e consolidação do poder do presidente no partido dos “camaradas” no final da reunião. Todas as moções defendidas pelo Eng. DSP passaram com quase 80% dos votos, numa demonstração de confiança que há muito não se via entre os militantes. Ou seja ocorreu o fortalecimento e amadurecimento da direção, que alguns não esperavam. Muitas páginas já foram gastas e ainda o serão no debate a respeito do último Comité Central do partido (dos camaradas) PAIGC,  porém eu termino aqui embora tenha contactado o porta-voz do partido, no sentido de facultar as resoluções finais deste último Comité Central dos “libertadores”, para que os leitores deste espaço possam ler e tirar as devidas conclusões.