quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mami Wata - Bembeya Jazz National

Os magníficos, os emblemáticos os inesquecíveis e mais não escrevo porque provavelmente só quem na altura escutou nas antenas das rádios estes lendários reconhece o valor dos Bembaya Jazz Orquestra Nacional.

No rescaldo da Independência da Guiné Conakry em 1958 e através da política cultural de "authenticite", que encorajava o orgulho cultural, inúmeras bandas foram criados em todas as regiões da Guiné Conakry.
Especializados em arranjos modernos das músicas mandingas clássicas, o Grupo Bembeya Jazz, venceu o 1 º prémio em dois Festivais Nacional de Arte em 1964 e 1965 e foram coroados "Orquestra Nacional" em 1966. 

Bembaya Jazz Orquestra Nacional, ganhou fama na década de 1960 revolucionando o panorama da musical da costa ocidental africana com os ritmos Afropop. Eles são considerados, uma das bandas mais importantes na história da música guineense, de Conakry.

Muitas das suas gravações são baseados na música popular tradicional do país e foram fundidos com jazz e estilo Afropop. Com a criatividade do guitarrista Sekou 'Diamond Fingers' Diabate, que cresceu numa família tradicional dos “griot” esta banda conquistou fãs em Conacriy, e no mundo, durante os tempos áureos da independência daquele país. E esta música foi das que mais marcou a ascensão deste grupo! Vale a pena escutar!