segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Passou tão rápido, que não dei conta!?

       Do blog do David


Superamos hoje o primeiro mês de existência, neste contacto de nome Ordidja. No dia 15 de Outubro do mês passado, avancei com a criação deste Blog, em que o nome escolhido para este pequeno "canal" aberto ao mundo foi – ORDIDJA!

Ordidja porque, e os tantos dos quês(?) da razão? Li através dos escritos do escritor brasileiro Paulo Coelho o seguinte, cito “ O que importa é deixar no passado os momentos de vida que já se acabaram. Pouco a pouco, comecei a entender que não podia voltar atrás e fazer as coisas voltarem a ser como eram”, do livro “ O ZAHIR”. 

Ordidja porque se unirmos vai ser simples reconhecer melhor o valor deste adereço na Guiné, em África e no Mundo. Ordidjar porque imaginei nas palavras uma expressão, crioulizando como é lógico. Mas porque acredito que mesmo que alguém nunca tenha utilizado este adorno, nesta vida, saberá e tem consciência da utilidade deste acessório, ou seja, imagine carregar um recipiente sem um intermédio. 

Ordidjar pode também “intermediar” a nossa ligação, quando se carrega algo na cabeça, tentando transporta-lo para algum sítio.

Um lugar comum onde vamos celebrar a nossa guiniendade, a nossa dignidade e a nossa pertença com aquele Bom Gosto, que nos carateriza enquanto africanos, guineenses e cidadãos do Mundo.

Aqui o Mau Senso não consegue dar o nó, que normalmente é preciso. Por isso não entra porque convido ao leitor ativo, que quer livrar-se de tanta passividade, e que queira tirar a sua Ordidja da cabeça, para colocar neste espaço global – a sua voz ou o seu olhar, e elaborar textos de opinião, ou escrevendo algum comentário, sobre qualquer assunto: que não insulte, se poder evitar insinuações melhor, se não provocar nenhum mal-estar, genial. Pois neste nosso/vosso espaço, só serão publicados artigos ou comentários com Bom Senso de mãos dadas com Bom Gosto.  

Convidamos aos defensores intransigentes da tolerância, da fraternidade e da união, que digam ou escrevam da sua "justiça". Por isso solicitamos a todos aqueles, que um dia pretenderem: postar, colaborar, partilhar e manifestar, gerando uma opinião, que se deixem  levar por aqueles valores que todos temos, por serem universais, sem prazo ou data.

Acreditamos que à Ordidja só estará sempre actual e atenta, com a colaboração de todos, para puderem ajudar a carregar o Cabaz da nossa Identidade. Sob Liberdade de expressão e de pensamento de cada cabeça guineense, contamos com uma responsabilidade social e compromisso com a cidadania. 

Neste Lugar Comum se espera, trocas directas dos neutrões das ideias, do conhecimento  do saber, sem briga, que respeitem aquela constituição básica da cultura humana, que deve existir em todos os lugares comuns deste mundo global. O respeito pela vida e dignidade Humana! Para não dizer que não celebramos nenhuma data, espero que esta seja o primeiro do último, deste género de celebrações  neste Blog. Nada de muitas “datas”, até porque já temos muitas. Pronto, é só isso e, mais NADA!

“O homem nunca pode parar de sonhar. O sonho é o alimento da alma, como a comida é o alimento do corpo.” Paulo Coelho – Diário de um Mago