segunda-feira, 18 de julho de 2011

Rei Nelson Mandela


Discurso de aceitação do Prémio Nobel
Gostaria de aproveitar esta oportunidade para felicitar o meu compatriota e colega laureado, o presidente Frederik W. De Klerk, pela sua reacção à grande honra que me é dada. Vimos aqui juntar-nos a dois eminentes sul-africanos, o chefe Albert Luthuli e o arcebispo Desmond Tutu, aos quais haveis prestado uma homenagem plenamente merecida pela sua colaboração frutuosa na luta pacífica contra o regime maléfico do apartheid atribuindo-lhes o Prémio Nobel da paz.

Não receio que seja presunção da nossa parte acrescentar, de entre os nossos predecessores, o nome de outro exepcional laureado com o Prémio Nobel da Paz, o reverendo Martim Luther King Jr.

Também ele lutou e morreu na busca de uma solução justa para os mesmos grandes problemas que nós tivemos de enfrentar na África do Sul. Refiro-me ao desafio que resulta das dicotomias entre guerra e paz, violência e não-violência, racismo e dignidade humana, opressão e liberdade, repressão e direitos humanos, pobreza e libredade de acção... (...)

To be continue...