sexta-feira, 1 de julho de 2011

RELATÓRIO CONFERÊNCIAS DIÁSPORA ÁFRICA E EUROPA


ANP- Sede da Política guineense (foto:www.gbissau.com)
Maio 2011
A Comissão Organizadora da Conferência Nacional, no cumprimento da sua agenda de trabalho, levou ao cabo nos dias 20, 21 e 22 e os dias 27, 28 e 29 de Maio de ano 2011, nas cidades de Dakar e Lisboa, as Conferências com a comunidade guineense radicadas em África e na Europa respectivamente.

Os preparativos para a organização destes eventos, a semelhança dos anteriores que integram as actividades desta comissão, conheceram enormes dificuldades causados pela falta de meios financeiros, cujo relatório encontra-se em anexo.

As duas conferências sofreram constrangimentos de ordem temporal, pois, foram organizados no lapso de tempo muito curto, facto que se deve a dependência dos seus agendamentos com a disponibilização das verbas por parte das entidades que predisporem a apoiar esta iniciativa.

Graças a esta realidade, foram realizadas na data possível as referidas Conferências que, com o espírito abnegado de todos os membros da comissão em prol do cumprimento do mandato que lhes foi confiado, transformou num sucesso.

Ora, foi com base nesta determinação que os trabalhos decorreram e permite afirmar que o balanço é extremamente positivo, tanto do ponto de vista organizacional assim como ao nível dos objectivos preconizados.

A estratégia utilizada para responder as dificuldades foi constituir duas equipas de trabalho, de 9 e 8 elementos por conferência.
Tendo sido as equipas subdividas em dois grupos. Um grupo avançado, encarregue de tratar dos assuntos ligados a logística e a organização do evento sendo ainda outro composto por facilitadores e o secretariado.

Nesta azáfama contra o tempo, contou-se com a colaboração das embaixadas da Guiné-Bissau nos países referidos, que serviram de pontos focais da Comissão, elos de ligação desta com as autoridades dos países anfitriões e com os grupos alvos para as duas Conferências.

De referir que as duas Conferências contaram com uma exposição fotográfica paralela, para dar a conhecer as actividades já realizadas pela Comissão até ao momento, com particular ênfase para as Conferências no sector da Defesa e Segurança. 

Para melhor compreensão das incidências das duas conferências seguem adiante as especificidades a elas inerentes:

Diáspora África

A Comissão fez deslocar, por duas vezes, nos princípios do mês de Maio, uma delegação a Dakar a fim de contactar as autoridades locais e mobilizar fundos junto dos parceiros de cooperação para a realização da conferência, entre os quais as ONGs e algumas embaixadas.

A primeira missão consubstanciou-se em grandes promessas de apoio por parte dos parceiros e das autoridades senegalesas, o que motivou uma segunda missão com vista a materialização das mesmas. Porém, nenhuma das promessas se concretizou, excepção feita aos apoios provenientes das ONGs, como a OSIWA, Trust África e Instituto Goré.


Foram com estes apoios, associados aos do PNUD, principal financiador, que se organizou a conferência com a diáspora guineense em África. Escassez dos recursos provocou alterações no formato inicialmente traçado para esta Conferência, que previa 200 delegados e a realização da mesma em duas Capitais, qual seja Dakar e Praia.

A Conferência acabou por ter lugar apenas em Dakar, e o número de delegados reduzidos a 100, repartidos essencialmente por países com maior representatividade da comunidade guineense em África, nomeadamente, Senegal, Gâmbia, Guiné-Conakri, Cabo-Verde, Nigéria e Costa de Marfim.

Concluída esta fase, os delegados concentraram-se em Dakar no dia 19 de Maio, assim como a equipa de facilitadores, tendo a conferência dado inicio no dia 20, pelas 11h30, no Hotel Fleur du Liz presidida por Sua Excelência Senhor Presidente da ANP, nas presenças de figuras como 1º Vice-presidente da ANP e Presidente da Comissão Organizadora, representante do PNUD-Bissau, da UNIOGBIS, Embaixadores e do Líder da bancada parlamentar do PDS-Senegal, tendo terminado no dia 22 pelas 16h30.

É de registar e lamentar ausência institucional das autoridades do país anfitrião, não obstante diligências oficiais levadas a cabo para o efeito.

Em relação a Conferência em si, apesar de prevista para 100 delegados acabou-se por registar mais de 120 participantes e contou com intervenções de altíssima qualidade. Este facto permitiu recolher importantes contributos para o objectivo traçado (vide as resoluções finais desta conferência em anexo). No entanto, notou-se uma fraca intervenção feminina nos debates, facto que deve merecer alguma reflexão.

Outrossim, pode-se sublinhar o interesse e os agradecimentos manifestados pelos delegados por poderem estar e ter tido oportunidade de discutir os assuntos do país sem nenhum constrangimento. Neste particular, realçaram, sobretudo, o facto de poderem contribuir para a busca de soluções aos problemas do país. Em suma, reviram-se na iniciativa e saudaram a sua organização pelas autoridades do país.

Verificou-se durante a Conferência, uma total colaboração e dedicação dos estudantes no apoio aos trabalhos da comissão, ocupando-se das funções protocolares e de assistência, empenho este que se deve dedicar um especial agradecimento.    

Um particular reconhecimento pela notável cobertura mediática feita pela comunicação social senegalesa, com destaque para o tempo de antena concedida, na RTS, TV Senegalesa, ao Presidente da Comissão para expor os objectivos da Conferência e ainda pela cobertura dada a cerimónia de abertura assim como a toda a Conferência.

Por fim, parte da delegação da Comissão Organizadora regressou ao país, os facilitadores e o presidente da comissão seguiram viagem a Lisboa, Portugal, a fim de tomarem parte na conferência com a diáspora Europa, a ter lugar nesta cidade.

Diáspora Europa

Com a frustração das expectativas em relação aos apoios prometidos pelos parceiros com vista a realização da Conferência com a diáspora Europa, a Comissão contou com o inestimável apoio do governo Português, que suportou parte importante das despesas do evento, e foi também accionado o Governo da Guiné-Bissau, na pessoa do seu chefe, que respondeu prontamente, dando instruções no sentido de desbloquear o grosso da verba prevista, entretanto, previamente restringida pela Comissão ao mínimo indispensável à realização da Conferência, com 100 delegados da Europa.

Foi assim que, suportada pela UIP, fez-se deslocar, enquanto decorria a Conferência de Dakar, uma equipa avançada da Comissão á Lisboa para tratar de assuntos relacionadas com a organização e a logística da Conferência.

Esta equipa, com o precioso apoio da embaixada da Guiné em Lisboa, contactou os grupos associativos e algumas personalidades com fito de se indigitar delegados, tendo em conta que o factor tempo seria a questão mais delicada de ponto de vista organizativo, o que poderia inviabilizar o evento.

Aliás, situação que veio a verificar-se efectivamente, só ultrapassada com uma aturada explicação e pedidos de desculpas por parte do presidente da comissão.