segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 de Outubro na História no Mundo e na Net



Fonte: Wiki, washington.blog.br, Angola Press

Dia de Santa Teresa d’Ávila e Santa Edwiges
Dia do Professor
Dia Mundial de Lavar as Mãos 
Dia Mundial da Bengala Branca
Dia do Normalista

Há 168 anos (1844), nascia Friedrich Nietzsche, filósofo alemão, falecido em 1900
Há 197 anos (1815) Napoleão Bonaparte é exilado para a ilha de Santa Helena
Há 430 anos (1582) se dava o primeiro dia do calendário gregoriano, introduzido pelo Papa Gregório XIII
1097 - Cruzados chegam na cidade de Antioquia da Síria, durante a I Cruzada.
Há 623 anos (1389), morria o Papa Urbano VI, nascido em 1318
1349 - Papa Clemente VI proíbe os flagelantes.
1570 - Nasce João de Barros, chamado o Tito Lívio Português, é geralmente considerado o primeiro grande historiador português.
Há 97 anos (1915), nascia Antônio Houaiss, escritor, filólogo, lexicógrafo e ensaísta brasileiro, falecido em 1999;
Há 95 anos (1917), morria, executada por espionagem, Mata Hari, dançarina neerlandesa, nascida em 1876
1913 - Criação da Diocese de Ilhéus (Baia - Brasil).
1926 - É registrada a passagem de um dos maiores furacões da história de Cuba.
1935 - Morre Arthur Henderson, político escocês, Nobel da Paz.
Há 72 anos (1940) acontecia o lançamento do filme O Grande Ditador, de Charles Chaplin
1947 - Brasil rompe relações com a URSS.
1966 - Nasce Abu Musab al-Zarqawi, líder da Al-Qaeda no Iraque.
1970 - A Embraer e a Companhia Telefônica da Espanha assinam convenio para a implantação de um cabo telefônico submarino entre o Brasil e a Espanha.
1990 - Surgimento da MTV Brasil.
Há 5 anos África do Sul vence a Copa do Mundo de Râguebi de 2007

Ordidja –notando

Nasceu neste dia em 2010 este mural de nome: Ordidja

Passaram dois anos e ainda está no ar para contribuir no debate de idéias e na análise dos fatos do Mundo inteiro, sobretudo, aqueles que interessam ao Editor que está no leme. Nem é preciso dizer(escrever)...

Está a olho nu o completo impasse em que se encontra mergulhado a Guiné-Bissau. Diria que, provocado em parte pela última ebulição político-militar. E deixa-me preocupado as  conjeturas que apontam para uma situação política a beira de implosão. Por isso opto  em continuar a escusar cada vontade ou impulso de escrever algo, do tudo o que já foi e está dito,  renunciando posicionar para não falar de "alguém" que se nota de longe que está com falta de política própria e não tem um projeto nacional. 

Partilho da opinião de que é urgente recompor o destino do país, acreditando em pessoas com originalidade, com visão estratégica ampliada e com capacidade de traçar um novo rumo pré-definido, ou seja bem elaborado.  

Queiramos ou não, a corrida do poder pelo poder é a regra e não excepção na democracia guineense. Explique-se: baseando na agenda que foi divulgada pelo governo deposto, no dia 23 de janeiro do corrente ano iria haver uma ampla reforma das FARP. Alguns analistas urdiam até que a "tentativa de golpe" do dia 26 de dezembro de 2011 era consequência da não aceitação de alguns setores nomeadamente a Armada. 

Provavelmente se tivessem respeitado essa agenda/roteiro da reforma dos militares, aí sim, acredito na propalada intenção do CEMFA António Indjai, viver em Dakar, e não estaria na Guiné, para deferir o golpe de Estado do dia 12/04/12.  

É preciso redemocratizar as mentes e torna-se fundamental autogovernar as nossas aspirações, para que os sonhos não se transformem em ilusões cada vez mais pintadas com as cores do passado. Imagine @ leitor@, se o calendário das eleições não tivesse sido alterada, mesmo com a situação imposta pelo falecimento do PR Malam Bacai Sanha. Hoje estaríamos há menos de 1 mês das eleições, e nesta altura sim, faria sentido, queas eleições fossem gerais. Teríamos historicamente o primeiro governo que cumpriria com o mandato legislativo, atribuído pelo Povo. E como legislador preparava um novo caderno eleitoral,  tinha tempo para realizar novo recenseamento, ou seja, ganharia respeito, legitimidade e legalidade para ter como "candidato natural" quem quisesse que fosse. Todos os candidatos teriam tempo hábil/útil para prepararem para as eleições, os parceiros internacionais teriam boa impressão da seriedade do nosso processo democrático. Resumindo haveria mais ganhos do que descalabros nos nossos horizontes.

Lá está, correu-se com muita sede ao pote e jaz, deu no que deu! Hoje a fatura à pagar é muito cara e os bolsos os cofres e as fortunas estão a ficar vazios e o princípio da sobrevivência não vai conseguir atar por muito tempo alguns raciocínios. A mentalidade do Taco é que manda, está  cada vez mais falida, e quando é assim, todos os estímulos para defender alas, bandeira, função, enfim os interesses tornam-se pictóricos.