segunda-feira, 19 de maio de 2014

É importante dar um período de nojo ...


Por: Gorky Medina

Ontem cumpriu-se a fase mais determinante da segunda volta das presidenciais de 2014, onde os guineenses foram fazer suas opções nos dois candidatos mais votados na primeira volta. Doravante, é importante que de imediato, independentemente de quem apoiamos que se perceba que já não estamos na campanha e nem seremos chamados de novo para qualquer escolha, pelo que chega de campanha.

Neste momento, é importante aguardar-se com serenidade a divulgação dos resultados pelos Órgãos competentes, neste caso a Comissão Nacional das Eleições (CNE), e a sua validação pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), e desejarmos que tudo corra bem no próximo mandato com o próximo Presidente, para o nosso bem.

A partir do momento que se sabe quem foi o mais votado nesta segunda volta, temos de lhe abraçar e cada um da sua forma, continuar a dar o seu melhor para que, em conjunto com o novo governo a ser formado pelo partido mais votado, possam corresponder as expectativas dos guineenses, e imprimirmos uma nova dinâmica no país.

É importante dar um período de nojo - uns falam num estado de graça - em que se deverá dar tempo e espaço aos eleitos que comecem a endireitar o país, e abster-se de qualquer tipo de críticas e hostilização para ver resultados. Temos de saber ficar calado e esperar, isso não quer dizer ausência da democracia, mas quer dizer maturidade democrática e respeito pelo resultado eleitoral, saber que após uma escolha que se acredita responsável, deve-se esperar que os resultados não apareçam para poder-se voltar às críticas, e para isso, é preciso um determinado tempo que os sinais apareçam.


Só digo, venha quem vier - e já sabemos quem são os potenciais e, que Deus abençoe a minha terra Guiné-Bissau e ilumine os nossos futuros representantes e mandatários da direção dos nossos destinos, não donos do nosso destino, isso continuaremos a ser sempre, cada um de nós, dono do seu destino...