terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Mindjer i balur...

Ana Bela Bull galardoada pelo PM Domingos Simões Pereira

Por: Casimiro Jorge Cajucam
Ana Bela Bull Ramalho: Jornalista de destaque do ano 2014, distinguida pelo governo da Guiné-Bissau na primeira gala “Guinendadi”.
Ana Bela Bull Ramalho é atualmente coordenadora do estúdio de Bissau, chefe da programação e apresentadora dos seguintes programas: “Mindjer i balur”, “nô kunsi nô diritu” e “bom cidadon”. Fez a formação média em jornalismo no Brasil. Faz parte do grupo de formadores da RSM que está beneficiando de uma formação de formadores através da Universidade Rhode Island College dos Estados Unidos. A sua conquista é mais do que merecida…
Saiba um pouco do percurso de uma rádio sério: suas conquistas, realizações e êxitos dos seus profissionais.
Em Setembro de 2010, o então diretor e fundador da Rádio Sol Mansi, Pe. Davide Sciocco, foi convidado pela Universidade de Providence, nos Estados Unidos, e pela Fundação Pro Dignitate para falar num seminário acerca do papel das rádios em favor da paz (umas das especialidade da Rádio Sol Mansi). Dando sequência a essa iniciativa, o diretor e dois jornalistas foram convidados para um outro encontro sobre as rádios ao serviço da paz, que decorreu em Lisboa, em Setembro de 2011.
Em 2010, um jornalista da rádio ganhou o prémio de melhor jornalista desportivo do ano (Benelívio Cabral Nancassa). Ainda em 2010, a rádio ganhou o premio como o melhor órgão nacional na informação e sensibiliza acerca do HIV/Sida. Um jornalista da rádio também foi eleito como melhor jornalista nacional neste ano relativo aos temáticas do HIV/Sida (Casimiro Jorge Cajucam. Em 2012 um jornalista da rádio sol mansi voltou a ganhar o premio do melhor jornalista desportivo do ano (Abdul Djalilo Bá). Precisamente este ano (2014) viu a sua jornalista a conquistar o premio da “jornalista de destaque do ano”.

Contribuição importante:

Produziu e publicou um livro para a formação dos jornalistas intitulado “O Poder da Voz e a Voz do Poder”. A semelhança das grandes rádios mundiais a RSM tem o seu livro de estilo. A nível internacional, a Rádio Sol Mansi recebeu dois prémios: o Premio Takunda (Italia, 2005), como projeto mais inovador na colaboração inter-religiosa, e o Premio Gabardi (Suíça/ Itália,2008), pelo serviço à paz e ao desenvolvimento. A RSM emite programas de informação, formação (educação, saúde, agricultura, direitos humanos, programas para as mulheres e as crianças, educação para a paz, religiões, educação ambiental, cultura tradicional...), programa para deficientes, doentes e diversão.

Aposta:
Desde a sua criação a RSM sempre apostou na formação do seu pessoal, mandando alguns dos seus jornalistas e técnicos para formação em países como: Portugal, Brasil, Angola, Burquina-Faso, Itália e recentemente mandou 5 para os Estados Unidos. Em 2008 transformou o estúdio de Mansoa em “rádio escola”, com instalações para formação e residência para os formandos.

Ana Bela Bull (neta Ndafa Kabi)

Ordidja(nota)

Conheci a Ana Bela Bull pessoalmente (já tínhamos conversado por telefona) em 2003, quando estive numa jornada de formação para jornalistas da RSM. Destacou-se sempre entre os demais, pela capacidade de assimilação rápida, pela inteligência e pelo brio profissional.

Em 2005, enquanto diretor da Rádio, em sintonia com o Pe. Davide Sciocco, escolhemos a Ana Bela Bianque Bull, para beneficiar de uma formação em jornalismo no Brasil, em Brasília especificamente. Seria a primeira mulher a beneficiar de uma bolsa de formação na RSM, depois das frequências de capacitação  feitas pelos jornalistas da Rádio Sol Mansi no Zimbábue (o Casimiro Cajucam esqueceu de citar a formação nesse país), Burkina Faso, Angola e Portugal. Não poderíamos ter a decisão mais acertada do que aquela, pois do Brasil só tínhamos boas notícias. A Ana Bela Bull surpreendeu a todos isto porque teve um resultado excelente durante o curso.

Posto isto, resta-me apenas felicitar a Ana Bela(neta de N'dafa Kabi di Djugudul)  por esta conquista que nos deixa a todos os que tiveram a oportunidade de trabalhar com ela orgulhosos e, o titulo desta homenagem é a marca de um trabalho que começamos em Mansoa e hoje transformou-se num programa referência. E torna-se duplicado esse orgulho, quando temos o histórico de prêmios que a Rádio Sol Mansi foi conquistando ao longo dos anos, magnificamente exposto pelo jornalista Casimiro Cajucam.