quarta-feira, 27 de maio de 2015

Poeta Maior...

José Carlos Shwartz


N'na Nega Bedju

N'na nega bedju
Ka djudju bin pirgisa
Kaminhu lundju inda di ianda
 

N'na nega bedju
Ka mon bin moli
pa tempu di kumpu tera, ai ka fikan

N'na nega bedju
Ka udjus bin sukuru
N misti mati bardadi di tudu dia
 

N'na nega bedju
Bedjisa di mau sintidu
Kurpu bo ta ntera, i ka nada!

N'na nega bedju
Pa kerensa ke N ten na bo, Guiné
 

N'na nega bedju
Pa kerensa ke N ten na bo

N'na nega bedju
Pa kerensa ke N ten na bo, Kauberdi
 

N'na nega bedju
Pa kerensa ke N ten na bo!




Tradução em português

Recuso-me a envelhecer

Recuso-me a envelhecer
Que meus joelhos não enfraqueçam
O caminho a percorrer ainda é longo

Recuso-me a envelhecer
Que minhas mãos não fiquem moles
Que na hora de construir nosso país, não me deixem

Recuso-me a envelhecer
Que meus olhos não se escureçam
Eu quero o dia-a-dia

Recuso-me a envelhecer
Uma velhice sem sentido
O corpo podem enterrar, isso não importa!

Recuso-me a envelhecer
Pelo amor que tenho por ti, Guiné
Recuso-me a envelhecer
Pelo amor que tenho por ti, Cabo Verde

Recuso-me a envelhecer
Pelo amor que tenho por ti!