quarta-feira, 27 de maio de 2015

Eden I


 Por: Victor Barros

Palácio e Praça em restauração (Foto: Armando Conté)
…E assim, a ser verdade o que se tem dito e escrito chego à simples conclusão de que tudo isto ou isso nada tem a ver com a tão velha e propalada questão da segurança, afinal somos ou temos entre nós gente capaz de tudo, até de...

Agora o que não sabia era que ainda tínhamos, AINDA, entre nós gente capaz de se socorrer de um velho, desfasado, descompensado e barroco nacionalismo, para tentar justificar o desenquadrado gradeamento e isolamento do Palácio Presidencial dizendo que "antes mais vale assim do que a preservação de um símbolo colonial…."
Símbolo Colonial?

Também estamos a tentar preservar e até restaurar a parte velha e histórica de Bissau vulgo “Bissau Velho” incluindo transformar o Forte da Amura numa zona de conhecimento, com um Museu e uma Biblioteca Municipal ou Geral, tal como queremos recuperar os espaços verdes da cidade e devolver a cidade aos seus munícipes, também somos claramente contra a alteração de nomes de bairros históricos como por exemplo: o “Bairro d’ajuda”, “Sta Luzia”, “Pilum”, “Alto Crim”, “Bairro de Bélem”, nem o meu grande e saudoso bairro “Tchom di Pepel”, “Bandim”, “Caracol”….nem queremos a destruição das nossas praças como a do Império com o seu Monumento “Força da Raça” …….ou a alteração dos nomes das nossas equipas de Futebol como o “Benfica, Sporting, UDIB ou Ténis Club”…….

Alguém vê por aqui algum símbolo colonial a ser preservado ou será? Eu não….
Ou…..não será antes o hoje Palácio Presidencial um local que alberga o Presidente JOMAV e irá albergar o Rei de Marrocos e seu Staff de entre outros ….de seguranças, também um Símbolo...... Colonial…..?
Sejamos menos Hipócritas, quem me vem visitar, há-de gostar de me ver na minha casa tal como ela é e do modo como eu vivo……se me quiser ajudar? Será sempre bem recebida a sua ajuda, mas não alterarei o rosto nem farei nenhuma operação de “charme” desta envergadura.

O país cresce com estabilidade, com dialogo, com a separação clara e entendida de poderes, com ética e responsabilidade, com justiça, com melhorias claras da qualidade de vida das suas populações, enfim, se assim quisermos, com medidas estruturais e ou conjunturais, mas incisivas não com ofertas de mais …..Carros…….e
Carros novos enviados pelo Reino de Marrocos

Para a assinatura de 19/30 projetos ou acordos de cooperação….. Não preciso baixar os "joelhos" ou vergar a coluna…..Custa mais a reerguer…..
Aeronave marroquina (Foto: Geado)

Meus caros, não se reergue uma nação ou sociedade com ataques baixos como o que temos assistido, muito menos com ataques fora do país com vista a alteração do regime democrático definido na constituição……. Mas disso eu em tempo falei, e ninguém entendeu…….
Repito …” a ser verdade o que se tem dito e escrito”….