quinta-feira, 25 de junho de 2015

Crescimento anual da economia da Guiné-Bissau vai superar valores de 2014



Cantinho da Dércia
Fonte: Lusa

O crescimento da economia da Guiné-Bissau em 2015 deverá superar os números do último ano e a tendência crescente deverá continuar nos próximos anos, previu hoje o Conselho Nacional de Crédito.

“Globalmente, a atividade económica registou uma melhoria durante o primeiro trimestre de 2015. Se esta tendência prosseguir, o crescimento económico poderá atingir 4,7% em 2015 contra 2,9% em 2014″, anunciou hoje aquele órgão em comunicado, depois de os seus membros se terem reunido em Bissau.

O Conselho Nacional de Crédito junta membros dos setores público e privado guineenses, que se reúnem regularmente para avaliar a economia nacional. O encontro de hoje foi presidido pela secretária de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, Tomásia Manjubá.

O crescimento previsto “será apoiado pelos investimentos públicos em curso, nomeadamente a reabilitação das vias urbanas de Bissau e a melhoria no fornecimento de energia”, acrescenta-se no comunicado. Ainda segundo o Conselho Nacional de Crédito, “a taxa de crescimento do PIB real é projetada para 4,8% em 2016 e 5% no período 2017-2018″.

Ordidjanotando

Ontem no final da tarde, em Bissau-Bedju (BB), conversando com o meu amigo, irmão e fratelo Romulo Rosa, no cantinho da Dércia, o tempo passou tão rápido que não demos conta. Veio esta memória a propósito da questão do estado da economia nacional. É que páginas tantas do nosso djumbai, apareceu um outro amigo, que neste momento trabalha precisamente no “Guiché Único” criado pela nova Direção-Geral da Alfândega, para atender a galopante demanda, devido a comercialização do nosso “ouro” Castanha de Caju.  

Mas dizia eu, que o funcionário público (no dia 23 celebrou-se o dia internacional do FP africano) e amigo, que já conta com vários anos (de casa) nas alfândegas foi providente ao afirmar “ Desde que estou a trabalhar nas alfândegas, não me lembro de termos feito tanta receita, como este ano. A ideia de “guiché único” está a funcionar, que é uma maravilha …estamos à caminho de 6 bilhões de FCFA arrecadados só neste mês…e olha que, ainda faltam 5 dias para acabar o mês de junho…”. E mais não digo!!!

Fui!!!