quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Vento da Liberdade já deu à costa da Líbia

                            Foto: AP  (Mubarak leva pff Kadhafi contigo)


Sob a palavra de ordem “Revolta de 17 de fevereiro de 2011: para fazer um dia de ira na Líbia”, um grupo na rede social Facebook está a apelar para uma revolta contra o regime do líder líbio, Muammar Kadhafi.

Um outro grupo, com mais de 2.600 elementos, está a convidar o povo líbio a sair à rua por “um dia de ira contra a corrupção e o nepotismo”, assinalando o aniversário da morte de pelo menos 14 manifestantes em Benghazi (nordeste) a 17 de fevereiro de 2006.



Hoje começou, e amanha vai haver mais. As manifestações não param no mundo árabe. Foi marcada para amanha (quinta-feira) uma manifestação na Líbia do tirano Kadhafi, para exigir maior Liberdade de Expressão e Política.


Esta convocatória é pioneira em vários aspetos e uma em particular, está a ser divulgada pela internet. Os líbios estão a ser sacudidos para um novo despertar, através das redes sociais e mails eletrónicos. No final do dia de hoje, à União Europeia (U.E) a partir de Bruxelas instou Tripoli para que permita maior “liberdade de expressão” aos cidadãos. Vamos ver até que ponto é que esta pressão vai resultar.

Pois não vá U.E. esquecer que um dos seus membros, este aqui no Sul, através do paladino de São Bento andou, a assinar acordos com o líder Kadhafi. A hipocrisia não para, e nem apresenta sinais de abrandar. No caso do Egito, lá se foi buscar às contas bancárias do Mubarak, o dinheiro já estava na Europa. Foi fácil!

Os milhões depositados nos Bancos europeus pelo ex-presidente egípcio, Mubarak, conhecido à séculos a sua existência, só agora incomodaram a comunidade europeia. Deu-me pena ao imaginar que uma criança egípcia, não terá pão na mesa amanha para comer, e fez-me náuseas agorinha mesmo, quando imaginei num rasgo, ver um dos administradores de um desses Bancos a comprar colares de diamantes para uma das concubinas.

Desculpem o frenesim destes dias leitores, mas é que, já estou com pressa que este bendito Vento da Liberdade, sopre mais para o Sul do continente. E isso ajude os guineenses equatorianos e angolanos a travarem as somas milionárias que estão a dar à costa por estas bandas, para salvar este retângulo colado ao Atlântico do naufrágio anunciado.

Deixando para trás agora um pouco a hipocrisia europeia, e voltando para à Guiné-Bissau, até porque ultimamente depois de cada golpe militar, os revoltosos eram premiados pelo Governo líbio, a minha questão é?
Como é que um ditador e tirano tipo Kadhafi, pode ser um amigo em quem confiar??? Chegando ao ponto de mediar as nossas desavenças… Haja respeito, pessoal!!!