segunda-feira, 18 de abril de 2011

Jornalismo angolano está de luto...

Padre Muanamosi Matumona
 

População acolhe com tristeza restos mortais do padre Matumona
Fonte: AngolaPress

Uíge - A população da cidade acolheu, com tristeza,  hoje, nesta cidade, os restos mortais do reverendo padre Muanamosi Matumona, falecido quarta-feira(14) última, por doença no Hospital Militar Geral em Luanda. Com cânticos e choros chegaram em longa caravana os restos mortais daquele que, recentemente, exerceu o cargo de director da Rádio Ecclésia, emissora católica de Angola.

Logo após a sua chegada, na igreja da Sé Catedral, onde passará a noite em velório, o bispo da diocese, dom Emílio Sumbelelo, benzeu os restos mortais, cujo programa de homenagem está escalonado por paróquias e movimentos apostólicos. Muanamosi Matumona, natural de Maquela do Zombo, província do Uíge, foi sacerdote católico, jornalista e professor de Sociologia e de Filosofia Africana na Universidade Agostinho Neto e no Seminário Maior do Uíge.
Estudou Filosofia, Teologia, Comunicação Social e Sociologia em Lisboa, no Porto (Portugal) e em Roma (Itália) e trabalhou também em Portugal, no Diário Desportivo "O jogo" e foi colaborador do Jornal de Notícias. Pós graduado em Comunicação Social, doutorado em Teologia Fundamental pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e em Sociologia pela Universidade de Lisboa.

É autor de várias obras, entre as quais: Jornalismo Angolano: História,  Desafios e Expectativas (2002); A Reconstrução de África na Era da Modernidade. Ensaio de uma Epistemologia e Pedagogia da Filosofia Africana (2004); Cristianismo e Mutações Sociais em África. Elementos para uma Teologia Africana da Reconstrução (2005), os Mídias na era da globalização, entre outros. Entretanto, diversas missas com corpo presente estão a ser celebradas para o sufrágio da sua alma, na igreja da Sé Catedral desta cidade, cuja última será realizada segunda-feira, às 10 horas,  seguida do funeral no Cemitério Municipal do Uíge.

Nota Ordidja

Muanamosi Matumona estava nas novas funções apenas há 1 mês,  depois de a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST), ter tomado a decisão  de o nomear Diretor no passado mês de Março. Tendo em conta que as nomeações das direções dos meios de Comunicação Social  da igreja em Angola, passa necessáriamente pelo CEAST. O p. Matumona, substituiu o padre Maurício Camuto, tanto na emissora, Rádio Ecclésia, como na liderança do jornal “O Apostolado” também afecto à Igreja Católica.

O nosso sentido pêsames à família e condolências para todos os jornalistas angolanos em especial aos nossos colegas e amigos da Rádio Ecclésia.