quinta-feira, 28 de maio de 2015

God save the King




“Grandi Homi” foi com estas palavras que um homem grande (homi garandi) resumiu a sua impressão sobre o monarca marroquino. A ação progressiva do apelo feito e, a vontade popular foram, um símbolo vivo, da colaboração geral demonstrada nas ruas de Bissau. O povo da capital guineense saiu à rua, para receber o Rei! Eram milhares de pessoas na artéria que liga o Aeroporto Osvaldo Vieira à Praça dos Heróis Nacionais.

Num calor abrasador, entre cânticos e danças, os citadinos de Bissau mostraram aos marroquinos, o grau do nosso acolhimento. Houve um mar de gente em frente ao Palácio, para aclamar ao REI que esteve acompanhado do PR Jomav na varanda, durante cerca de 5 minutos.


Foram assinados 16 acordos de cooperação entre os dois Estados. Quase todas as áreas foram contempladas. À Saúde contou com um acordo assinando entre os(a) ministros(a) e mais 5 toneladas de medicamentos ofertados pela Sua Alteza Moammed VI. Na Comunicação Social o acordo contemplará a formação dos técnicos e a Guiné contará com o apoio de Marrocos para dar finalmente, o salto qualitativo em termos televisivos. Pois à Televisão da Guiné-Bissau (TGB) vai-se divorciar definitivamente com o sistema Analógico entrando assim, na era moderna, casando com o sistema Digital. Ficou também acordado entre os dois países, o levantamento da necessidade de Vistos para os(a) detentores(a) dos Passaportes Diplomáticos e de Serviço.