quarta-feira, 10 de junho de 2015

"NHA KUDADI" - MINHA PREOCUPAÇÃO!

Por: Emílio Lima (Poeta)

  

Quando a impunidade reina num país, não se pode esperar a estabilidade político-social, muito menos o desenvolvimento sustentável do mesmo.

Não há outro caminho para construção de um país, a não ser com os Homens que o próprio tem disponível.
O sucesso da edificação de qualquer que seja projecto-nação, depende da capacidade que os líderes têm em reagir de uma forma assertiva perante as convulsões e precedentes sociais, isto significa fazer funcionar a JUSTIÇA com maior celeridade. Posto tudo isso, deve-se fomentar e produzir consensos (o que não é fácil, mas é o caminho necessário), e fundamentalmente a capacidade que os líderes têm para transformação dos obstáculos em alas para o progresso, transformação das opiniões contrarias em opiniões à favor, do não em sim, das incertezas em certezas. O povo tem grande e legitimas expectativas nos novos governantes, isso deve merecer respeito de todos e de cada um dos governantes. "Povu kansa, povu n'kispa".

As opiniões contrarias fazem parte das estratégias quando há interesses em jogo. No entanto, quando um líder não consegue produzir consenso, deve (re)equacionar a sua estratégia de comunicação com o grupo que o rodeia, não se deve optar pelo caminho fácil (substituir homens) porque os novos podem vir com a mesma ambição, girando o disco e a música continua a ser a mesma. É urgente privilegiar o concurso para os cargo, em prol da meritocracia e excelência no aparelho do estado, não escolhendo as pessoas apenas pela pressão/cores político-partidária ou afectiva, senão não podemos espantar que todos os técnicos passaram a ser políticos.

Tenho dito,

Guiné-Bissau vais acontecer!
O respeito pelo povo em primero lugar.
Mantenhas,