quarta-feira, 10 de junho de 2015

Quando um Rei visitou pela primeira vez à Guiné



Embora os manuais da história africana confirmam que, o território hoje com nome Guiné-Bissau fez parte de um Império, alguns apontamentos fundamentam ainda que, com a decadência da potência imperial, foram surgindo vários reinos e, cerca de dois séculos antes da chegada dos portugueses, o hoje Guiné-Bissau, se tornou num Reino, isso tudo, obviamente, no período pré-colonial. Portanto tivemos um Rei na área.

Atualmente, facilmente verá que estou a falar do período pós-colonial, por isso não é uma leviandade rematar, com a afirmação, que intitula o texto. Afinal estamos numa República. E enquanto República foi a primeira vez que se recebeu um Monarca. Entre os dias 28 (uma quinta-feira) e 30 (sábado) de Maio de 2015, Bissau ficou um alvoroso. 

Cresci escutando sabedoria popular que diz  “uma vez não são vezes…” e na verdade, receber um digníssimo soberano não é coisa mole  não (brazukando) tanto é que, trago para @ leit@r algumas imagens dessa visita que não chegaram a imprensa convencional. Por razões várias não publicarei o nome do autor das fotos. 

O balanço geral da visita foi positivo, embora as nuances que marcaram algumas situações fez com que, muitos considerassem os excessos, de pura VASSALAGEM!!!