sexta-feira, 3 de julho de 2015

Nhu Boato, nhu para dê...M'bom



Por: Victor Barros


Tinha acabado de aterrar num voo da Euroatlantic proveniente de Lisboa de Portugal, onde estive a ultima semana em trabalho, estava curioso?
 
Não. Hoje não haverá queda de governo coisa nenhuma. 

A minha certeza vinha pelo facto de "a ter que ser, ja deveria ter acontecido".
Antes da minha partida um amigo meu dizia " bu na bai bu ficanu, kau sta kinti, es i hora di ninguim ka sai"

Pois é, então queria escrever algo sobre o discurso de S.Exª Sr. Presidente da Republica, mas como tudo não passava de um boato, recuso-me.
E então?

...Boato.....Ai o Boaaatoooo....

...Esse gajo do Boato é F*****..... 

O "tipo" do boato quase que provocava uma grave crise politica num país já habituado a boatos e quedas/derrubes-não de árvores- de governos e governantes.
Em tempos idos, disse numa das minhas repetidas tardes reflexivas que " um boato, é algo falso onde um palerma diz nada ao mesmo tempo que diz quase tudo", mal de mim para imaginar que um "Boato", provocaria uma grave crise política e quase a queda de um governo em menos de um ano da sua formação.
Mas terá sido mesmo Boato???? 

Acho que o PR fez um discurso para aqui e para ali, mas ele é soberano e a Presidência é uma instituição.

Por ser uma instituição jamais deveria ser "gerida" por um boato, mas às vezes a moda é outra.

Realço deste discurso que todos conhecíamos à partida, o bom senso e perspicácia do S. Exª Sr. PR. Sou um dos seus críticos, talvez um dos que o assume, e isso deve-se ao facto de esperar outra atitude dele, mas a vida é mesmo assim e nem tudo é verde, amarelo, vermelho e preto como o povo adora. 

A meu ver um boato não seria merecedor de uma resposta de tal envergadura e totalmente "fora de horas" mesmo que seja para privilegiar o bom senso. 

Acredito isso sim que a persistência e sentido de Estado, vergou a falta de paciência, e agora sim teremos a tão esperada resposta de S.Exª Sr. PM que na mesma senda, do bom senso, teremos também um novo elenco governamental feito à sua imagem.
Posto isto quero dizer que não acredito na tese do Boato, mas é o que se tem e sendo assim farei de conta que acredito, pois estamos em democracia.

Seria bem mais fácil para mim se tivesse ouvido hoje o PR eleito com o apoio do PAIGC, partido independente e do Governo também ele liderado pelo PM, dizer que os desígnios da nação falaram bem mais alto e ele ponderou melhor e resolveu apoiar este governo esperando dele mais e melhor, para o bem de todos.

Ma n'obi PR na falanu kuma "...é lanta é fala kuma ami n'fala kuma ké ku fassi ké, ku parli ku tissi ku leba...".
Fica bem? Não, mas hoje ficou e é a democracia.

Assim é, que seja então.

Basta de Boatos e Boateiros, é pena haver tantos aqui na nossa praça....sinal de que há pouco para se fazer, pois haverá sempre mais na GB que Boatismo, Boatos e Boateiros...

Voltando à vaca fria, eu recuso-me a escrever sobre um Boato, quanto mais tentar derrubar um governo, acreditem.
 
Ordidjanotando

Nhu Boato, nhu para dê...M«'bom...Guiné...ka misti i nin i ka pricisa di bô!!!

Pa kin ku misti sibi mas sobri e bidju venenoso ki nhu Boato, na lingu di tuga...




Notícia que corre públicamente, de boca em boca, sem pro-cedência conhecida e sem veracidade confirmada. Rumor. Balela. Mexerico.
O boato é uma coisa que se espalha rápidamente e pode causar muitos aborrecimentos.