sábado, 20 de junho de 2015

Ntan tê kal dia...?




Agência antidroga dos EUA regressa a Bissau para reforçar luta contra crime organizado

Fonte: Lusa

A agência antidroga dos Estados Unidos voltou esta semana à Guiné-Bissau para reforçar a luta contra o crime organizado, dois anos após a última visita, disse hoje o embaixador norte-americano acreditado em Bissau, James Peter Zumwalt.

"Esta semana foi um grande marco para nós" tendo em conta o objetivo de "retomar a cooperação com a Guiné-Bissau para fortalecer as forças policiais e o sistema judicial", referiu o diplomata em conferência de imprensa na capital guineense.

Zumwalt sublinhou que o representante da Drug Enforcement Agency (DEA) manteve "bons encontros" com representantes do Ministério da Justiça e das polícias. Em discussão estiveram as formas de "lidar com sérios problemas de tráfico" de estupefacientes.

Questionado pelo jornalistas, o embaixador para o Senegal e Guiné-Bissau nada adiantou sobre a situação judicial do ex-chefe de Estado-Maior da Armada da Guiné-Bissau, Bubo Na Tchuto, detido nos EUA.

A sentença de Bubo Na Tchuto, que confessou os crimes de tráfico de droga, chegou a ser apontada para dia 02 de março por uma fonte do Tribunal Distrital de Nova Iorque ouvida pela Lusa, em janeiro. No entanto, até hoje, não foram revelados mais pormenores sobre o processo.

Em abril de 2013, Na Tchuto, Tchamy Yala, Papis Djeme e outros dois guineenses - Manuel Mamadi Mane e Saliu Sisse - foram detidos em águas internacionais, ao largo de Cabo Verde, por uma equipa da DEA.

Segundo a acusação, Na Tchuto cobrava um milhão de dólares norte-americanos por cada tonelada de cocaína da América do Sul que transitava pela Guiné-Bissau. Em setembro do último ano, Djeme foi condenado a seis anos e meio de prisão, enquanto Yala foi condenado em dezembro a cinco anos de prisão.

 Américo Bubo Na Tchuto

Ordidjanotanto

”Queremos reforçar o nosso apoio para se criar um sistema de Justiça eficaz na Guiné-Bissau…” James Peter Zumwalt, Embaixador dos EUA na Guiné-Bissau (residência em Dakar)

Depois de publicar as fotos tiradas no encontro do embaixador dos EUA na Guiné-Bissau com à imprensa, ontem, aconselho aos leitores a assistirem pela net o bloco noticioso da RTP “Repórter África”. Sempre fui de sentar na última fila, mas só que cheguei eram 11h:55m (com ligeiro atraso para variar), no edifício da SITEC, que fica no bairro D’ajuda, junto a esquina da rua onde passei, parte da minha infância. Sem nada para esconder há ninguém, tampouco temer sobre qualquer assunto.

Como todos os bairros de Bissau, o bairro D’ajuda tem uma mística, a Lealdade. Uma vez de bairro, és para sempre do bairro. Nunca me incomodou essa adopção, embora nascido em Varela, na extensão de terra batida do bairro Tchon di Pepel.

Questão central da conferência de imprensa com o Embaixador foi sem dúvida, a cooperação entre a Guiné e os Estados Unidos de América, no domínio da segurança e no combate ao narcotráfico. O caso do Almirante Bubo, causa ainda algumas inquietações, tanto assim que saiu aquela pergunta que não se pode calar!!!

Porquê que, até então não foi decretada uma sentença, contra o Antigo Combatente e, ex-Chefe de Estado Maior da Marinha (Armada) da Guiné-Bissau, Américo Bubo Na Tchuto?

Ntan tê kal dia ku mukur-mukur di Américo na América na kabadu ku el?

 sin sentença nin licença

 mercano kuma i bindi Guiné  pa 1 milhon

pa kil mbuludju branco ku bali na mundo, trilhon...