quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Será que Pansua Intchama vai regressar a Guiné-Bissau

O capitão do exército guineense, Pansau Intchama, já recebeu a confirmação (PTA) na gíria das agências de viagem, da passagem de avião, para o regresso à Guiné-Bissau. Uma informação avançada por uma fonte à Ordidja que remata “ ele só lá não vai, se tiver Medo”. Mas para que a Justiça não seja maltratada e criticada de novo, e pelas deduções e razões empíricas de sempre, é preciso que puxe pelos galões e, pelo Poder Jurídico e Social que a Constituição da República lhe confere, e entre em campo. Mas fundamentalmente seria bom que o visado, Pansau Intchama pondere, se deve ou não voltar para o país?! É que embora não sendo uma "peça central" não podemos esquecer que ele mesmo confirmou publicamente "ter sido um dos executantes", participando na madrugada de 2 de Março, quando foi assassinado o presidente da república. Sobre os outros crimes, que alegadamente e virtualmente cometeu, não teve oportunidade de falar na sua primeira aparição pública.  

Depois da passagem por um período de formação em Portugal, o capitão Pansau Intchama, já manifestou publicamente vontade de se reintegrar nas Forças Armadas Revolucionárias do Povo guineense, FARP. Aliás uma vontade não realizada apenas, pela falta de envio duma passagem aérea! Mas Ordidja sabe que, Pansau Intchama, já tem nas mãos uma passagem de avião da transportadora TAP!
Agora pergunto? Ele vai ou não vai regressar à Guiné-Bissau?
Eis a questão!

Sobre Ordidja ainda:

Como prometido abordarei a questão do logo: O logotipo da Ordidja ainda não está concluído. Aliás se o leitor reparar, as duas pontas da primeira “maradura”* não estão unidas! Mas nasceu da admiração que tenho e vou nutrindo pelo mapa de África em si! É a maravilha mais humilde do planeta. Por ser o único continente verdadeiramente maciço, dá para lhe adaptar a Luz. Uma das primeiras críticas construtivas foi: “porquê que essa Luz no mapa de África não nasce na Guiné?”

A grande Luz não nasce na Guiné, porque o autor que assina o desenho “ BY CESS” escolheu assim, mas se reparar, nasce uma verdadeira Luz na Guiné, só que essa, ainda está naquela fase adormecida, como um Vulcão. Veja bem o mapa de AFRIKA! Vai encontrar essa Luz!

Uma pequena estória: Numa das “queimas das fitas” em Coimbra, no início dos anos noventa, conheci um amigo que me falou e apresentou esse mesmo mapa de África, da forma tão  simples mas tão criativa que tenho por mim como a mais original que  tinha visto. E que desde essa data, nunca mais parei de referir-me a este encontro e nunca mais parei de contar a todos os humanos deste mundo um excerto desse encontro.

Falávamos do negro continente, quando esse amigo disse-me: “Todos possuímos um Mapa de África enquanto humanos, na nossa mão direita, quando dobramos o dedo polegar” e mostrou-me a palma da mão! Experimente fazer em casa! A nossa palma da mão com o Polegar dobrado é um mapa de África! Obrigado amigo “das queimas da fita”, pois o djumbai contigo marcou-me para sempre e na hora da partida pedi que assinasses no “penico” da festa, e lembro-me que assinaste. Mas perdi o penico, perdendo assim os nomes todos, e o teu também amigo. Mas a tua estória permanece viva na minha memória!
E assim acaba esta estória. 

Estou a terminar este pequeno texto, vejo que o Polvo maravilha, Paul, que foi o grande adivinho do último Mundial na África do Sul, acabou de deixar de poder estar connosco neste Mundo! Morreu! Logo agora, pois ainda comentei, no decorrer do Mundial 2010, que gostaria que esse Polvo Mago, adivinhasse o futuro da Guiné?      

*maradura  (tradução em português): atadura, amarrar…